ze roverNo mesmo momento em que o prefeito Zé Rover concedia entrevista coletiva na qual declarou taxativamente a inexistência de irregularidades na aplicação de recursos federais em sua administração, a Polícia Federal, através de ofício assinado pelo delegado Flori Cordeiro de Miranda Junior, entregou documentação ao Poder Legislativo que indica o contrário.

Junto com a documentação anexa ao ofício 0871/2015 – IPL 0193/2014-4 DPF/VLA/RO há uma cópia de movimentação bancária de verbas da Secretaria Municipal de Saúde que deveriam ter sido aplicada na construção do hospital infantil e maternidade, mas que foram transferidas para a conta geral da SEMUS.

No ofício o delegado federal chama atenção que a documentação “pode conter, em tese, atividades que envolvam o sr. Prefeito Municipal em tipificações do decreto-lei nº 201/67”, o que traduzindo corresponde a dizer que existe evidência de prática de improbidade administrativa. Os documentos agora encaminhados ao Parlamento foram entregues a Polícia Federal pelo ex-secretário municipal de Integração Governamental, Gustavo Valmórbida, anexo ao ofício nº 707/2015/GAB, datado de 29 de julho deste ano.

A movimentação atípica de verbas federais aconteceu no convênio nº 198/2009, que se refere a 2ª etapa da construção do hospital infantil e maternidade. Ofício de 25 de novembro de 2.011, assinado pelo prefeito Zé Rover e por Gustavo Valmórbida – que na época ocupava a Chefia de Gabinete – enviado a agência local da Caixa Econômica Federal solicita a transferência de R$ 430 mil da conta corrente nº 503-4 para a conta corrente nº 460-7, no entanto o recurso era específico para o convênio e a movimentação foi indevida.

Informações extraoficiais dão conta que o dinheiro desviado foi usado para pagamento de servidores. Em anexo ao material enviado aos vereadores está uma Nota de Transferência Bancária do Fundo Municipal de Saúde de Vilhena, confirmando a operação.

O presidente da Câmara Municipal, Junior Donadon, está fora da cidade, mas por telefone confirmou ter conhecimento do expediente da Federal, e já determinou que a documentação fosse encaminhada a Assessoria Jurídica para orientação e providências. Donadon também confirmou que o material encaminhado pela PF será incluído na pauta da sessão da Câmara a ser realizada na próxima terça-feira.

Fontes do Extra de Rondônia informam que a iniciativa do delegado pode dar origem a procedimento formal de investigação por parte do Legislativo, com a instalação de CPI. “Se comprovada a irregularidade fica aberto o caminho para ingresso de ação de cassação de mandato”, disse a fonte.

O prefeito Zé Rover foi procurado pela reportagem do Extra de Rondônia para comentar esta nova movimentação do caso, mas o celular dele se encontra desligado.

documento da policia

documento da policia1

documento da policia2

conta do caixa

Fonte: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO