FOTO DRS
Dra. Claudinéia Duarte e Dr. Hânderson Simões

A multinacional Telexfree, no Brasil representada pela empresa Ympactus, sofreu mais uma derrota nos Tribunais brasileiros, quando em 16 de setembro passado, o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ/AC) publicou a sentença de condenação da empresa assinada pela Juíza Thaís Khalil, titular da segunda Vara Cível da Comarca de Rio Branco.

Na sentença, a empresa foi condenada pela pratica de pirâmide financeira e deve pagar R$ 3 milhões de indenização por danos morais coletivos, além de devolver o dinheiro investido pelos divulgadores. A empresa também foi dissolvida.

Assim, os divulgadores da empresa condenada devem comprovar vínculo com a mesma para serem ressarcidos. O fato é que cabe assim, a devolução do valor empregado na empresa, porém, abatido qualquer valor recebido como lucro. Para isso, cada divulgador deve procurar o Poder Judiciário de sua cidade para reaver esse dinheiro, não havendo, a necessidade de ajuizar ação junto ao TJ/AC.

O meio apropriado para esse ressarcimento será de Ação de Liquidação de Sentença, ao momento que o divulgador deverá portar a sentença judicial e seu vínculo com a empresa condenada.

No caso do divulgador sem documentos para comprovar essa relação jurídica contratualmente, por meio do regularmente que era feito a pedido da empresa, o meio correto será de ajuizar ação de conhecimento para conseguir essa comprovação e, após o trâmite em julgado da sentença procedente, deverá ser liquidado a sentença deste processo.

Ressalto que, se houver recurso por parte da empresa, a execução não será considerada definitiva, mas provisória. A empresa não recorrendo, é transitado em julgado o processo e a execução passa a ser definitiva.

Dr. Hânderson Simões da Silva, advogado OAB/RO sob o n. 3279, pós-graduado em Direito Empresarial, com ênfase ao Direito do Consumidor, Titular do escritório Simões Advocacia, tendo em seu quadro de advogados a Dra. Claudinéia Duarte da Silva, OAB/RO 2248, pós-graduada em Direito Civil Vilhena/RO – telefone 3322-8735.
Texto: Assessoria
Foto: Ilustrativa

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO