SINEMesmo diante de um cenário de crise econômica no país, o estado de Rondônia ainda é um lugar que oferta muitas oportunidades para quem está à procura de emprego.

De acordo com o Cadastro Geral do Emprego e Desemprego (Caged), o índice de desemprego em Rondônia é de 4.6%, o segundo menor do Brasil, perdendo apenas para o estado de Santa Catarina, que apresenta um índice de 4%.

Por meio da parceria com o Governo Federal, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec- Trabalhador) e o Sistema S, o Sine Rondônia promove qualificação profissional para 4.200 trabalhadores em 10 municípios do estado. São eles: Ariquemes, Vilhena, Espigão do Oeste, Rolim de Moura, Ouro Preto, Jaru, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Presidente Médici, Buritis e Porto Velho.

Os cursos mais procurados pelos trabalhadores na capital são os de soldador, mestre de obras, cozinheiro, pizzaiolo e técnico de refrigeração e climatização. Já nos municípios do interior, que tem como maior potencial econômico o agronegócio, os trabalhadores estão procurando se especializar em áreas como horticultura orgânica, bovinocultura e piscicultura.

“Até o final deste ano, os trabalhadores que participam da qualificação já terão concluído o Pronatec e com certeza irão alcançar melhores vagas no mercado de trabalho”, destacou Alan França que o diretor do Sine Rondônia.

Para participar do Pronatec, é preciso se dirigir até uma sede do Sine, levando seus documentos pessoais (RG e CPF), além do comprovante de residência, declaração escolar e carteira de trabalho para realizar um pré-cadastro com todas as informações do candidato e o curso que ele deseja fazer de acordo com a oferta. O cadastro do candidato é encaminhado as instituições ofertantes dos cursos de qualificação, que fazem a seleção e convocação dos candidatos. Dentre as instituições ofertantes estão Senar, Senac e Senai.

O Sine atende diariamente cerca de 800 trabalhadores em 9 postos de atendimentos que estão localizados nos municípios de Ariquemes, Rolim de Moura, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena e na capital Porto Velho. De janeiro a agosto deste ano o Sine encaminhou para o mercado de trabalho mais de 13 mil trabalhadores.

 

Texto e foto: Assessoria

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO