Sementes-CrioulaDesde o mês de junho está funcionando, de forma experimental, um Banco Municipal de Sementes Crioulas na Secretaria Municipal de Agricultura de Vilhena.

Segundo o secretário de agricultura, Miguel Câmara, o projeto teve iniciou através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural que apresentou a ideia para a Secretaria de Agricultura.

“As sementes crioulas ou semente caipiras são sementes que são passadas de geração em geração pelas famílias que as cultivam e podem ser plantadas e replantadas sem perder o vigor, além de possuírem rusticidade e resistências às diversas doenças e condições de estresse”, explicou ao Extra de Rondônia o engenheiro agrônomo Gustavo Nóbrega Lisbôa, responsável pelo banco de sementes.

Gustavo explica que o banco conta atualmente com mais de 80 variedades de diversas culturas como milhos, feijões e abóboras.

De acordo com o engenheiro agrônomo, o banco de sementes funciona para atender a agricultura familiar do município através de parcerias.  “O agricultor que solicita sementes passa por uma avaliação e fica responsável por devolver o dobro da quantidade retirada. Possuímos ainda poucas sementes, então é uma responsabilidade muito grande quando o agricultor retira essas sementes para serem multiplicadas. Se o agricultor retira quatro sementes de alguma variedade rara de milho, por exemplo, fica responsável em devolver pelo menos oito sementes”, explica Gustavo que informou que trabalha, ainda, no apoio técnico aos interessados na produção orgânica de alimentos.

Mais informações sobre o banco sementes podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Agricultura.

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO