caetano-netoEm seu artigo desta semana, Caetano Neto avalia momento político-administrativo do país, destacando a perpétua aceitação por parte do brasileiro de conceitos ultrapassados como “rouba, mas faz”.

Confira a análise elaborada pelo advogado e colunista do Extra de Rondônia:

 

PERDOADO, DESDE QUE MANTENHA COMIDA À MESA

Os desmandos e descuido com o dinheiro público, presente desde a chegada da democracia, conquistada as duras penas e com registro de torturas e mortes de milhares de brasileiros, avançamos. Destruímos o monstro da ditadura, mas criou-se um novo, o Presidencialismo. Com este adveio o modelo fétido, podre e falido sistema político e administrativo público da atualidade. O modelo atual já exauriu há muito tempo.

O PT chegou dentro desse modelo, porém com princípios diferentes. Mentiu, enganou, e o seu modelo, não diferente dos outros, não o exime das penalidades e do repudio pelo que assistimos dia a dia no que se refere a facilidade com que se pratica a corrupção e o roubo do dinheiro público.

Apesar da corrupção e o roubo não se prende tão somente a atividade pública, haja vista, levantamento da Receita Federal sobre impostos que deveriam ser recolhidos por empresários, comerciantes, lojista, prestadores de serviços, já que atuam como arrecadador pois quem paga o imposto no ato da compra é o consumidor, visto o imposto estar agregado no produto ou no serviço, sonegam aproximadamente 50 bilhões de reais por ano. Em outras palavras e é permissivo dizer, roubam o dinheiro público. São ladrões tais quais os corruptos políticos.

No que tange a atividade pública, os defensores da atual administração, parecem repisar o jargão do passado “rouba mas faz” só que agora com novo tema, ´”é o governo que mais avançou na questão social, no atendimento da pobreza, o maior programa de casa própria já instituído no país, oportunizou créditos para todos e elevou a classe pobre para classe média, mesmo que na categoria C. É o melhor governo que já tivemos”.

Ficam a enaltecer os feitos e tratam de perdoar, não só os erros mas também os desmandos, a corrupção que campeia e domina o governo do PT/ PMDB e aliados (PDT,PTB. PP. PSC, PSDC, PR e mais 20 outra siglas nanicas), mas defendem sobre o manto do perdão de forma velada, tal qual a mulher que perdoa o homem que a espanca e a maltrata, pois em razão que ele é que coloca comida à mesa salvando a família da fome, não o denuncia, aceita os desmandos, maltrato e outras mazelas.

Os cegos, surdos e mudos ficam a esboçar seus dizeres, longe de princípios da atividade pública que é moralidade, eficiência, honestidade, dentre outros, mas muito mais pela comida à mesa que recebem do governo revestidos de “programas sociais” de “facilidades consumistas” do que pelo aprendizado da vida quando ensina que mais vale o respeito e a dignidade do que benesses, do que facilidades, mesmo que venha a saciar nossa fome.  Pobre mulher, pobre povo, fiquemos com a comida à mesa.

Que permaneça a corrupção, dane-se o roubo do dinheiro de todos nós, afinal, todos, com raras exceções, são ladrões, são corruptos.

 

Caetano Neto – Advogado

Presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania- ADDC

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO