DSC_0593

Preocupados com a confirmação do primeiro caso de zika vírus em Rondônia especificamente em Vilhena, autoridades municipais e estaduais realizaram uma reunião na manhã desta terça-feira, 29, no auditório do Corpo de Bombeiros de Vilhena, para traçar estratégias para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite também a dengue e o chikungunya.

Participaram da reunião a diretora da Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), Arlete Baldez, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel Silvio Luiz Rodrigues da Silva, o secretário de Saúde de Vilhena, Adilson Bernadino, entre outras autoridades.

De acordo com Arlete, a principal medida para combater a doença no município e eliminar os criadouros de mosquitos. “O segredo está no combate às larvas. Os focos estão nas casas das pessoas, todos tem que ajudar a combater esse mosquito que transmite várias doenças”, disse Arlete.

Segundo o técnico da Vigilância em Saúde de Vilhena, Paulo Cremasco, cada morador deve redobrar os cuidados principalmente nesse período chuvoso. Manter seu quintal limpo, não jogar lixo em lotes vagos, limpar as calhas, manter a caixa d’água tampada, colocar areia nos vasos.

“O que encontramos quando realizamos as visitas nas casas infelizmente é a falta de cuidado nos quintais que têm vários criadouros do mosquito”, disse Paulo.

Na reunião ficou definido que será formada uma parceria entre o governo do Estado e o Município para combater o mosquito Aedes Aegypti.  De acordo com Paulo, a previsão e que em janeiro fiscais da Vigilância em Saúde em parceria com outros órgãos realizem visitas nas residências e notifiquem as que forem encontrados criadouros de mosquitos.

“Essas residências serão notificadas e caso não realizem a limpeza podem ser multadas, acreditamos que isso vai contribuir para a população se conscientizar sobre a limpeza de seus quintais”, afirmou o técnico da Vigilância em Saúde.

Paulo explicou também que nos casos ondem foram encontrados casos suspeitos de zika vírus, dengue e chikungunya a Vigilância em Saúde tem realizado o bloqueio com o fumacê. “As pessoas querem que realizamos esse bloqueio com o fumacê em toda a cidade, mas ele é indicado apenas nos casos onde existem casos suspeitos”, explicou Paulo.

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO