Rosangela Donadon em uma de suas reuniões com os agentes aprovados. Encontro aconteceu em seu escritório de apoio
Rosangela Donadon em uma de suas reuniões com os agentes aprovados. Encontro aconteceu em seu escritório de apoio

A deputada estadual Rosangela Donadon (PMDB) confirmou nesta quarta-feira, 20, seu empenho em colaborar com os agentes penitenciários aprovados no último concurso promovido pelo governo do estado de Rondônia e que até agora não foram contratados. A parlamentar vem realizando diversas reuniões com o os representantes do grupo, bem como com os comandantes da Secretaria do Estado da Justiça (SEJUS) a fim de garantir para o cone sul de Rondônia a contratação de todos os agentes aprovados (para a região) que, inclusive, já passaram pela academia de formação.

Rosangela Donadon se comprometeu com os agentes e conseguiu até mesmo uma rápida conversa entre o grupo e o governador Confúcio Moura (PMDB) durante sua última passagem por Vilhena. O chefe do poder executivo estadual se comprometeu em contratar os aprovados. A próxima contratação de agentes penitenciários está prevista para o final de janeiro. De acordo com a parlamentar, durante suas reuniões com o titular da SEJUS, Marcos Rocha, foram abordados temas relacionados ao melhoramento da segurança pública, notadamente no extremo sul do estado.

A parlamentar relatou que uma das cobranças que fez em prol do cone sul foi justamente a contratação de mais agentes penitenciários. “Atualmente dois a três agentes estão trabalhando por turno no Centro de Ressocialização Cone Sul, que mantém quase 300 presos. É inadmissível continuar com essa situação, ainda mais sabendo que há homens preparados pelo próprio estado à espera de iniciar suas carreiras”, comentou Rosangela Donadon.

A deputada estadual acrescentou a seu posicionamento em relação ao assunto as condições precárias desses agentes que ainda estão trabalhando no sistema penitenciário. “É um trabalho delicado que exige muito do emocional destes profissionais. Condicionados a um regime tão inseguro como esse, colocamos uma comunidade inteira sob risco. Devemos realizar mudanças urgentes neste formato do sistema carcerário rondoniense”, diz. Rosangela Donadon estará em Porto Velho para conversar novamente com o secretário de justiça para obter o maior número possível de vagas para a região sul de Rondônia.  “Se for preciso, recorreremos novamente ao governador a fim de conseguir essas contratações”, garante.

Em Vilhena, cerca de 20 homens passaram pelo curso de formação de agentes penitenciários e estão à espera da convocação para o trabalho. Na região, são trinta aprovados que ainda estão fora do quadro do governo de Rondônia.

AGRAVANTE

O governo de Rondônia vem realizando contratações constantes de agentes penitenciários. O problema é que muitos acabam deixando a carreira para ocupar postos em outros setores públicos, a exemplo das polícias Civil e Miliar, além do Corpo de Bombeiros. Os salários são mais atrativos, bem como as condições de trabalho. “Diversos agentes deixaram a carreira. Não motivo que justifique a não contratação desses homens”, arremata a deputada.

Autor e foto: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO