IMG-20160204-WA0029Depois de quase três meses a frente da Delegacia de Polícia Civil de Cerejeiras, atuando de forma interina, o delegado Renato César Morari, se despede do cargo nesta quinta-feira, 4, e deverá retornar para a cidade de Ariquemes, onde é responsável pela delegacia regional.

Ele assumiu a delegacia cerejeirense após o afastamento do delegado Giuliano Ricardo Lopes, investigado por suspeitas de informalidades em procedimentos administrativos.

Cerejeiras deverá ficar  sem delegado pelo menos por um pequeno período, até a decisão da Corregedoria Estadual, que deverá indicar o retorno de Giuliano ou formalizar seu afastamento permanente da comarca. Enquanto isso, o delegado de Colorado do Oeste, Fernando Oscar, atuará nos casos de flagrantes.

Morari emitiu um relatório com as principais atividades desenvolvidas durante sua gestão em frente à instituição. Neste relatório, o delegado afirma que os servidores tinha uma relação “complicada” com Giuliano e de “difícil convivência no âmbito do trabalho”.  Além disso, “indagado os servidores motivo que aceitavam essa situação, responderam que o Dr. Guiliano exercia uma pressão muito forte de autoritarismo e assédio moral nos servidores ameaçando-os com instauração de sindicância por qualquer motivo”.

A postura profissional adotada por Giuliano também foi duramente criticada pelos magistrados da 1ª e 2ª Vara Criminal, pela falta de efetividade nos trabalhos de Polícia Judiciária e das decisões em não elaboração de Auto de Prisão em flagrante sem nenhuma fundamentação legal, segundo apontou o relatório.

Renato César afirmou que, quando assumiu a delegacia em 18 de novembro, a situação estava “além do limite aceitável”. Com 285 ocorrências a serem despachadas desde o mês de junho de 2015 e uma demanda de Termo Circunstanciado de Ocorrências (TCOs) para serem elaboradas desde o ano de 2013, onde muitos já estavam prescritos.

Após sua chegada, segundo o delegado, foram sanadas algumas falhas, inquéritos pendentes foram conclusos e a instauração de 88 novos inquéritos, das pendências represadas, e a deliberação de todos os documentos que estavam pendentes. Além disso, efetuadas prisões de criminosos que atuavam na cidade e na zona rural do município, entre outras ações que somaram em sua passagem pela delegacia da cidade.

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

 

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO