cidade de vilhenaO Sindicato dos Trabalhadores no Comércio do Interior de Rondônia (Sitracom), ao contrário do que declarou o Fecomércio, atestou que nesta segunda-feira, 8, dia que é comemorado o dia do Comerciário será sim feriado em Vilhena e nos outros municípios de Rondônia.

Em contato com a auxiliar de escritório Neide de Melo, da sede do Sitracom em Cacoal, a sindicalista informou que os comerciantes que abrirem suas empresas nesta data por Lei terão que pagar 100% de hora extra aos empregados.

“Em Rondônia é feriado sim, temos uma Lei estadual que nos ampara. As pessoas têm ligado para gente e nós como Sindicato dos Trabalhadores estamos orientando sobre a data”, explicou Neide.

Segundo Neide, cada município deve avaliar também se não existe uma Lei municipal que ampara o comerciante.

Neide também explicou que se a empresa decidir por escalar os funcionários nesta data também não acarretará multa, pois o feriado não está na convenção nacional.

No entanto cabe a classe empresarial pagar hora extra, caso contrário o funcionário pode acionar seus direitos na Justiça do Trabalho.

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO