carne moidaA equipe da Vigilância Sanitária (VS) de Vilhena informou ao Extra de Rondônia que está realizando fiscalizações nos açougues do município que comercializam carne pré-moída, prática proibida por lei na cidade.

A fiscal Edvaneide da Silva Caçula, explica que, no ano passado, foi aprovado um projeto de Lei na Câmara Municipal que proíbe a comercialização deste produto no município. A Lei é de autoria do vereador José Garcia (DEM).

“Neste primeiro momento estamos passando e orientando e notificando os comerciantes para que não desrespeitem a Lei. Após essa orientação, vamos começar a recolher os produtos e também aplicar as multas”, disse Edvaneide.

Já a fiscal Maria Gorete Alves Vieira ressaltou que a aplicação dessa Lei vai trazer vários benefícios para população que vai poder consumir uma carne com qualidade e procedência. “Atualmente fica praticamente impossível o consumidor saber qual a procedência e quais são as partes da carne do animal que foram moídas. E agora, com a fiscalização, os clientes vão poder chegar e pedir para que a carne seja moída no momento da compra”, apontou Maria Gorete.

Edvaneide informou que é importante a cooperação da população para que esse trabalho seja feito. “Os clientes precisam chegar aos açougues e pedirem que a carne seja moída na hora, e também denunciar na vigilância os casos onde a Lei não é respeitada, pois em muitos casos a carne fica em má conservação o que pode trazer problemas a saúde de quem consume o produto”, falou Edvaneide.

A coordenadora da VS, Rose Castro enfatiza que a fiscalização é intensa e a maior preocupação é com a saúde e bem-estar das pessoas. Ela explica que o estabelecimento que infringir receberá multa de dois salários mínimos. Em caso de reincidência, a multa será duplicada.

“O trabalho de Vigilância é e essencial para todos os cidadãos. Por isso, é de suma importância que este órgão e a população estejam sincronizados nesse trabalho que é fundamental para o bem de todos, na prevenção de riscos para a saúde pública. Queremos ser parceiros da população, as denúncias podem ser feitas no telefone 3322-1936”, finaliza Rose.

Maria, Rose e Edvaneide, em primeiro momento, notificam estabelecimentos comerciais
Maria, Rose e Edvaneide, em primeiro momento, notificam estabelecimentos comerciais

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Ilustrativa

sicoob credisul
vacina 728×90

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO