20140424_192707Uma fonte do Extra de Rondônia entrou em contato com a redação desta página eletrônica na manhã desta quarta-feira, 17, para passar uma informação preocupante. Segundo a pessoa, que é moradora do Setor 8, o cursinho pré-vestibular/ENEM que é oferecido gratuitamente aos adolescentes e jovens, pode ser interrompido depois de 12 anos de atuação.

O motivo, segundo a fonte, seria entraves impostos pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Ainda segundo o informante, a Associação dos Moradores dos Setores 8 e 9, tentou contato com a titular da SEDUC, Fátima Gavioli, para resolver o problema, mas ela teria confirmado que não seria possível utilizar as salas da escola Maria Arlete Toledo, onde o cursinho pré-vestibular sempre funcionou.

A Justificativa da secretária, segundo a pessoa que conversou com o Extra de Rondônia, a liberação da escola foi impedida por conta de problemas junto ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO). Os detalhes, no entanto, não foram confirmados.

Em contato com um dos representantes da Associação de bairro, José Moreira Lima, a equipe de reportagem confirmou a informação. Ele, no entanto, evitou dar mais detalhes a respeito do assunto. “Estamos enfrentando de fato esse problema. Estamos tentando novo contato com a secretária Fátima para tentar obter a liberação das salas de aula, afinal de contas a escola pertence à comunidade e não é justo encontrarmos outro local quando temos uma instituição de ensino daquele porte à disposição das pessoas”, comentou.

Lima, como é conhecido, explicou que as aulas do cursinho podem migrar para a escola Zilda da Frota Uchôa, que funciona em outro bairro, porém perto dos Setores 8 e 9. “Caso essa mudança seja oficializada, o prejuízo para a comunidade será grande, pois o recurso direcionado à essa comunidade conquistado pela associação de bairro acabará sendo investido em outra região da cidade. Isso é justo?”, indaga.

A decisão da SEDUC vai de encontro com o discurso do Governador Confúcio Moura (PMDB) feito em Vilhena na manhã da última segunda-feira, 15, sobre educação. A fala do governador foi memorável, porém pouco prática tendo em vista o caso em questão.

O cursinho pré-vestibular/ENEM dos Setores 8 e 9, conquistou através dos anos vários prêmios de reconhecimento, dentre eles uma moção de aplausos da câmara de vereadores de Vilhena, o prêmio Referência da Região Norte, o prêmio Jovem Embaixador, dentre outros. O projeto já ajudou centenas de jovens a ingressarem no ensino superior. A equipe de reportagem do Extras de Rondônia deixa espaço para a SEDUC se manifestar a respeito do assunto, caso seja do interesse da pasta.

20140424_192740

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Divulgação

 

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO