Caminhões sendo fiscalizados no Posto da PRF
Caminhões sendo fiscalizados no Posto da PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), realizou nesta segunda-feira, 29, no Km 1 da BR-364, no Posto da PRF em Vilhena-RO, fiscalização em veículos pesados, utilizando um produto denominado ARLA-32.

Este produto é um reagente químico que é usando juntamente com o Sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR), para reduzir quimicamente as emissões de nitrogênio presente nos gases de escape dos veículos movidos a Óleo Diesel.

O ARLA-32 é uma solução a 32,5% de ureia de alta pureza em água desmineralizada que é transparente, não toxica e de manuseio seguro. A solução não é explosiva, nem inflamável e não afeta o meio ambiente.

O ARLA-32 é classificado como produto de categoria de risco mínimo no transporte de fluidos. Não é combustível nem um aditivo de combustível, e precisa ser utilizado em um tanque específico em seu veículo (SCR).

O abastecimento é feito de forma semelhante ao diesel. Se acaso tiver contato com o produto basta levar as mãos com água corrente.

Desde de 2012, a maioria dos veículos pesados fabricados no Brasil passaram a contar com a tecnologia (SCR) para esses motores. O uso do flua ARLA-32 é obrigatório, assim como o diesel S-10.

Na tarde de ontem, foram fiscalizados cerca de 10 veículos pesados, sendo que três deles apresentaram irregularidades, desde adulteração do produto até a presença de emuladores, substancia que burla a leitura feia pelo computador de bordo do veículo.

Foram aplicadas seis autuações, três pela PRF e três pelo IBAMA.

Os motoristas, juntamente com os veículos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil, e os condutores podem responder pelo crime de causar poluição, tipificada no Artigo 54 da lei de crimes ambientais.

Aparelho usado para aferir os veículos pesados
Aparelho usado para aferir os veículos pesados
Caminhões apreendidos pela PRF e IBAMA
Caminhões apreendidos pela PRF e IBAMA

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia/PRF

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO