ivo cassol mAlegando abuso de poder religioso nas eleições, a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) defendeu, nesta quinta-feira, 10, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cassação do diploma do senador Ivo Cassol (PP-RO), em função de um show evangélico realizado, em 2010, na cidade Rolim de Moura, Rondônia, onde teria ocorrido propaganda eleitoral feita pelo líder religioso da Igreja Mundial do Poder de Deus, apóstolo Valdomiro Santiago.

As informações foram divulgadas no site da Procuradoria-Geral da República.

As acusações contra o senador, o apóstolo e mais seis pessoas são de abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação social.

O culto aconteceu em 18 de setembro de 2010 e contou com a presença de dez mil pessoas, além de ter sido transmitido pela internet. Esse número, de acordo com a Procuradoria, seria capaz de resolver a lesividade do dano de desequilíbrio nas eleições.

Há, ainda, controvérsia se houve veiculação pela televisão.O evento custou R$ 80 mil.Segundo a Procuradoria-Geral Eleitoral houve -evidente pedido de votos em prol do candidato”.

“Parece ser política travestida de religião a indicação precisa de candidatos. Templos, igrejas e religiões de quaisquer cultos estão impedidas de subministrar meios a candidaturas”, sustentou o subprocurador-geral da República Odim Brandão, que representou a PGE na sessão, interrompida por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

A Procuradoria Regional Eleitoral em Rondônia (PRE/RO) apresentou, à época, uma representação no Tribunal Regional do Estado pedindo a abertura de ação de investigação judicial eleitoral contra o candidato eleito ao Senado Ivo Cassol e também contra o apóstolo Valdomiro Santiago e mais seis pessoas.

Segundo a Procuradoria Eleitoral de Rondônia, o líder religioso pediu aos fieis que votassem “naqueles candidatos”, dizendo que eles eram “obra de Deus” e seus amigos. Se condenados, os acusados podem ficar inelegíveis por oito anos e terem seus registros ou diplomas cassados.

A Procuradoria de Rondônia também pediu, na ocasião, que Valdomiro Santiago fosse multado em R$ 200 mil. O senador foi consultado por e-mail pela reportagem, mas ainda não retornou. O espaço está aberto para a manifestação de Ivo Cassol.

 

Autor: Estadão

Foto: Agencia Senado

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO