almiro cafeA equipe de reportagem do Extra de Rondônia encontrou por acaso, na manhã desta sexta-feira, 8, o vereador do município de Colorado do Oeste, Almiro Dias (PSD) o Almiro da Cafeeira, como é conhecido. Questionado acerca do protocolo do pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na casa de leis, o vereador se mostrou bastante pessimista.

Ele explicou que a possibilidade de o requerimento não entrar em pauta é grande. “O regimento exige que pelo menos quatro vereadores assinem o requerimento para que então seja incluído em pauta. Até agora apenas eu e o vereador Baiano Leiteiro nos dispusemos a assinar”, comentou.

Almiro contou, ainda, que contatou todos os colegas de parlamento para saber se alguém mais estaria interessado em participar do processo. “Ninguém se manifestou até agora. Estão desinteressados em apurar o assunto. O dia está acabando e se não for protocolado até hoje (sexta-feira) o requerimento não entrará em pauta”, explicou.

Questionado se iria desistir da proposta, o parlamentar garantiu que não. “Se não conseguirmos nenhum outro vereador, vamos apresentar a solicitação somente com duas assinaturas, porém a probabilidade de não ser aceito pela presidente da casa de leis é bem pequena”, calcula.

O pedido de instauração de CPI contra a vereadora presidente da casa de leis, Mariley Novaki Lima (PT) está emperrada desde a última semana, quando a polícia esteve no gabinete da presidente para pegar um processo relativo a uma obra realizada no final do ano passado, e que está sendo investigada pelo Ministério Público (MP).

A impressão que se tem ao analisar o caso, é que a câmara de vereadores de Colorado do Oeste não tem interesse em investigar qualquer indício de regularidade a fim de prestar um serviço transparente à comunidade que representa.

O poder legislativo do município recebe mensalmente pouco mais de R$ 130 mil, e boa parte desse valor é destinado aos vereadores para pagamentos de salários e algumas mordomias que o cargo oferece.

Pelo jeito, a lei que impera na câmara de vereadores, com exceção de alguns casos, é a do “esforço mínimo”. Mesmo o pedido de CPI não sendo aceito pela direção da câmara de vereadores, o processo de investigação por parte do MP continua tramitando normalmente.

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO