17112016-130104-bando_prfA Polícia Civil prendeu 15 pessoas na manhã desta quinta-feira (17), durante a operação “Três Estados”, deflagrada para desarticular um grupo suspeito de abastecer o comércio de entorpecente na Grande Cuiabá, além de transportar a droga para Rondônia.

A operação “Três Estados” faz referência a Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Conforme a Polícia Civil, a quadrilha buscava a maconha na divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, trazia para Mato Grosso e fazia a distribuição para grandes e pequenos traficantes, donos de bocas de fumo na Grande Cuiabá. Eles ainda tinham uma forte logística para o envio de droga a alguns municípios de Rondônia.

Ao longo da investigação iniciada há 4 meses, duas grande apreensões de maconha foram realizadas, o que contribuiu para a obtenção de provas contra o grupo. A primeira ocorreu no dia 25 de agosto, depois de 12 horas de vigilância que resultou na apreensão de 215 quilos de maconha.

A droga estava dentro da cabine de uma carreta Mercedes Bens, abordada na BR-364. O motorista do veículo, M.G.F., 40 anos, natural de Ponta Porã (MS), foi abordado próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), depois de ser acompanhado desde a Serra de São Vicente. Ele vinha de Rondonópolis.

A segunda apreensão ocorreu em 29 de agosto, quando 90 quilos foram encontrados dentro de um caminhão, entre uma carga de colchões. O caminhão também foi abordado na BR-364, saída de Cuiabá. O motorista J.C.L.S, 40, foi autuado em flagrante por tráfico e confessou que levaria a droga para Rondônia.

As investigações começaram após o assassinato de Edésio Fonseca do Nascimento, 50 anos, no dia 11 de fevereiro de 2016, na Avenida Historiado Rubens de Mendonça (Av. do CPA). Suspeito de tráfico, ele estava em uma motocicleta junto com um homem de 28 anos, que também foi morto.

Cerca de duas semanas depois, no dia 29 de fevereiro, a mãe dele, Alzira do Nascimento Fonseca, foi morta a tiros em frente a casa, na Rua 12, no bairro da Manga, em Várzea Grande.

“A DRE passou a receber denúncias sobre o grupo que atuava na região do Cristo Rei e da Manga, que estaria dando continuidade às atividades que antes eram chefiadas por Edésio”, explicou o delegado Ferdinando Frederico Murta.

Nas investigações, conduzidas pelo Núcleo e Inteligência, e coordenadas pelo delegado e equipe operacional, os policiais descobriram que o grupo adquiria veículos com o dinheiro do tráfico e montou um esquema grande de abastecimento de drogas nas bocas de fumo da região, principalmente do bairro da Manga e Cristo Rei.

“É uma quadrilha que trabalha com abastecimento de drogas na Grande Cuiabá. Eles compravam cargas grandes e abastecia outros traficantes e ainda remetiam para alguns municípios de Rondônia”, disse o delegado Juliano Carvalho, titular da DRE.

Entre os presos na operação desta quinta-feira, estão quatro membros da família de Edésio.

Na operação “Três Estados” foram apreendidos, além dos 310 quilos, durante a investigação, uma granada de uso restrito do Exército Brasileiro, R$ 26 mil, vários veículos comprados com dinheiro do tráfico.

Autor e foto: MidiaNews

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO