Na busca frenética por resultados, algumas empresas acreditam que a solução é reduzir custos, outras enfatizam que agregar valor é primordial, outras crêem que o importante é aumentar o giro dos ativos… Todas essas são maneiras clássicas de alcançar esse objetivo.

Há, entretanto, uma outra forma de aumentar lucros de forma rápida e eficaz, barata e segura. Gostaria de discuti-la com você. Sabe qual é?  “Operar acima do seu ponto de equilíbrio!” Como todos sabem, define-se Ponto de Equilíbrio como aquele volume de negócios no qual o total das Receitas empata com seus Custos e Despesas. Conseqüentemente, a empresa não Lucra nem Perde. Ou seja, você paga os impostos, paga os salários de seus colaboradores etc., mas o investidor não tem ganho algum, o que é inaceitável.

Alguém pode perguntar: Qual a vantagem de operar acima do ponto de equilíbrio? Resposta: Na medida em que você consegue isso, seus custos e despesas crescem apenas em proporção “aritmética”, ao passo que seus lucros passam a crescer em proporção “geométrica”! Ou seja, você faz um pequeno esforço extra de vendas e é recompensado com um volume de Lucro muito superior.  Apesar de ser algo simples e matemático, bem poucas organizações resolvem, com convicção e perseverança, trilhar esse caminho.

Uma de nossas indústrias resolveu fazer essa experiência. Seus resultados têm sido extraordinários. Recomendo que você faça o mesmo! O primeiro passo é definir, com precisão, qual é o ponto de equilíbrio de seu negócio. Note que ele varia de organização para organização, tendo os custos fixos como fator preponderante. A partir daí, deve ser feito um esforço para aumentar suas receitas. A conseqüência é imediata, crescente e ilimitada; seus resultados financeiros passam a ser palpáveis; reflexos rápidos são percebidos no fluxo de caixa, além de motivar e turbinar sua equipe de vendas.

À medida que passamos a explorar melhor nossos recursos internos, aumentou, substancialmente, nossa capacidade produtiva e com ela a potencialidade de nossas vendas. E o mercado?  Ora, o mercado é criado e/ou expandido, a partir de empresas inteligentes e de agentes econômicos competitivos. Note-se que ao ingressar num patamar superior, você tem condições de até mesmo baixar seus preços, sem perder rentabilidade.

Conclusão: Recomendo que você tenha a coragem de inovar e seja agressivo na aplicação desta estratégia. Muitos administradores mantém suas organizações estagnadas, quando poderiam estar gerando riqueza e crescendo. Como diz o texto acima, hoje é o tempo de nos instruir mais; até mesmo os sábios precisam aprender coisas novas!

Humberto C. Lago é Consultor Empresarial e Diretor da PROSPERUS.

Fonte: Extra de Rondônia

 

 

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