No último sábado, 28, por volta das 21h00, a “Romaria do Divino Espírito Santo” chegou à cidade de Pimenteiras para a realizar sua tradicional cerimônia, permanecendo até a segunda-feira, 30, onde deu sequência a viagem até à Santa Cruz de La Sierra, Bolívia.

Esta cerimônia é uma das mais antigas na região Amazônica. Todo seu deslocamento acontece por vias fluviais, utilizando-se dos rios Guaporé e Paraguá, sendo realizada anualmente nos interiores do Estado de Rondônia.

Dentro da principal embarcação que faz alusão a cerimônia há uma arca contendo a coroa, a bandeira, as toalhas do altar e os livros atas. Durante todo o período de peregrinação os participantes visitam comunidades ribeirinhas brasileiras e bolivianas. Cabe destacar que a celebração mobiliza uma grande quantidade de barcos.

Ao aproximar-se das cidades, as caravanas se anunciam através de uma ronqueira – instrumento produzido com madeira e um cano de ferro, onde se introduz pólvora – três buzinas, e cânticos de chegada.

Os barcos seguem peregrinando entre as comunidades em um período de 50 dias chegando ao fim apenas no dia de “Pentecostes”.

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Salvador Pereira Júnior

sicoob credisul
vacina 728×90

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO