Agora as vítimas de furtos e roubos, envolvidos em acidentes de trânsito sem vítimas e proprietários de documentos ou objetos perdidos, possuem uma nova e prática opção para o registro de tais ocorrências.

A Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) de Rondônia, criou a delegacia virtual para os registros de crimes “pequenos”, a fim de agilizar o atendimento nas UNISPs do Estado e facilitar o acesso de inúmeras vítimas, que por motivos sem grandes relevâncias, precisam ficar horas em filas nos respectivos órgãos, como são os casos das ocorrências descritas acima.

Só na Unisp de Vilhena são registrados por dia uma média de 15 casos de perdas ou extravios de documentos, o que gera filas e transtornos às vítimas, que agora podem com um simples click, registrar os casos no conforto de suas casas.

O site www.delegaciavirtual.ro.gov.br é simples e auto explicativo. Basta clicar no caso que deseja registar e o próprio sistema dará informações sobre as possibilidades de registro e de acompanhamento dos mesmos.

No caso de furtos e roubos por exemplo, assim que clicar na opção, a vítima receberá a informação de que para o registro, o valor em espécie ou a soma dos valores dos produtos não podem ser superiores a 10 salários mínimos, o que dá em torno de R$9.400,00.

As delegacias interativas de Porto Velho já não estão mais registrando os referidos casos, sendo estes aceitos apenas pela delegacia virtual, que consta com seis profissionais exclusivamente para a realização dos despachos de todo os Estado e futuramente, as delegacias dos demais municípios visam adotar a prática, para o desafogamento das unidades físicas.

Texto e fotos: Extra de Rondônia

sicoob