A princípio, parlamentares ameaçaram até de afastar do cargo José Ribamar (PSB)

Anunciado pelo Extra de Rondônia, a ameaça do prefeito de Colorado do Oeste, José Ribamar de Oliveira (PSB), enfrentar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi rejeitada pela Câmara de Vereadores. Leia AQUI

O tal requerimento, apresentado na sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira, 3, foi rejeitado por 8 dos 9 vereadores presentes na sessão.

Até segunda-feira, a maioria era favorável à CPI e é por isso que foi levado a plenário para análise dos parlamentares, conforme mostra documento abaixo.

Autor do requerimento, o vereador Ataíde Ribeiro Gonçalves (PV), popular “Ataíde Avezão”, pedia a abertura da CPI para apurar supostas irregularidades na gestão do prefeito “professor Ribamar”.

Ele alegou possível omissão e negligência de bens do município, especificamente de veículos de prestação de socorro (ambulância), que se encontram com documentos de porte obrigatório vencidos, e possível direcionamento em processo licitatório em contrato firmado entre o município e a empresa M.F. Martins EPP, desvios de função de servidores das secretarias de Saúde e Obras, entre outros.

Ataíde tinha o apoio de mais três vereadores: Fabio da Silva Souza, Claudair da Silva e Ronaldo Rodrigues, o que corresponde a 1/3 dos membros para a instauração da CPI, cumprindo normas do Regimento Interno da Casa de Leis.

A VOTAÇÃO

Presentes na sessão plenária, o prefeito Ribamar, seu vice, João Batista Pereira (MDB) e secretários, viram o requerimento ser rejeitado. A votação foi a seguinte:

CONTRA A CPI: Moacir Rodrigues de Souza (PDT), “Baiano Leiteiro” e Marta Barkauskas Dias (DEM).

ABSTEVE:  Ronaldo Rodrigues (PTB) , Fábio da Silva Souza (PDT), Gersino Garcia Sobrinho (PMN), Evandro Guimaraes Prudente (PDT – presidente da Câmara), e  Claudair Silva (PRB), popular “Buiu”.

 FAVOR DA CPI: Ataíde Ribeiro Gonçalves (PV) – autor do requerimento.

Os vereadores Rudi Romeu Naue (PPS) e Natalio Silva dos Santos (PP) não estiveram presente à sessão.

“DIÁLOGO”

Após o encerramento da sessão, o prefeito professor Ribamar falou via telefone com a reportagem do Extra de Rondônia. Disse que, ao tomar conhecimento do requerimento, de imediato marcou reunião com os parlamentares, onde explicou a situação a cada vereador, e sanou todas as dúvidas.

Contudo, o prefeito ressaltou que não havia elementos fundamentados para se abrir uma CPI, ainda mais numa época próxima de eleição.

De acordo com Ribamar, se fosse aprovada a CPI, ele teria que se afastar do cargo por 180 dias, “fato que deixaria o município, que já está numa penúria por causa da crise, ainda mais complicado, pois deixaria de receber recursos que já estão alocados tanto na esfera federal, quanto na estadual”. Por isso, segundo o prefeito, a melhor opção foi o diálogo e consenso.

 

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

 

 

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO