GESTÃO INDICATIVA

A última sessão ordinária (e destaca ordinária nisso) da Câmara de Vilhena foi tensa. Bate-boca devido a assuntos polêmicos, como a liberação de um local para o som automotivo, suspeita de irregularidades na construção de faixa elevadas e críticas contra o secretário de educação, Clésio Cássio, pela conturbada realização da tal “gestão democrática” na escolha de diretores e vices nas escolas municipais. Críticos estão chamando o ato de “gestão indicativa”, já que a última palavra na nomeação dos gestores escolares é do prefeito Eduardo Japonês.

SECRETÁRIO SABATINADO

Devido a uma série de reclamações, Clésio sofreu avalanche de críticas no parlamento municipal. Ele tentou se defender usando a tribuna da Casa de Leis. Disse que foram formadas comissões para fiscalizar a eleição. Não colou. Segundo o vereador Rafael Maziero (PSDB), o regimento interno da Casa permite o uso do plenário para manifestação neste sentido. Vamos analisar!

MINIROTATÓRIA PETISTA

A minirotatória, invenção feita na época em que a secretaria municipal de terras de Vilhena era coordenada pelo petista Arli Schultz, em 2014, e  foi motivo piadas, foi lembrada nesta semana na sessão da Câmara. O vereador Carlos Suchi (PTN) solicitou ao Executivo a instalação de um semáforo no cruzamento das avenidas José do Patrocínio e Marques Henrique devido à movimentação de acadêmicos da faculdade Fimca, localizada próxima ao local. Para relembrar: a minirotatória foi alvo de crítica dos condutores em razão do pequeno espaço disponibilizado entre o meio fio e círculo, demarcado por tachões. O Ministério Público instaurou inquérito civil. Relembre AQUI (IMAGENS DA COLUNA).

POR FORA

O vereador Wilson Tabalipa (PV), na última sessão, demonstrou uma total falta de conhecimento com as informações referentes à administração municipal de Vilhena. Ao ocupar a tribuna da Casa, Tabalipa tentou homenagear o primeiro administrador de Vilhena, Gilberto Barros, que faleceu nesta semana. No seu discurso, “O Aranha” repetiu várias vezes que Gilberto foi o primeiro prefeito eleito do município. Na realidade, este cargo foi de Vitório Abrão. Seria falta de assessoria, mesmo ele tendo cargos no Legislativo? Mais seriedade com o cargo, vereador!

E MAIS

Ainda, no seu discurso, Tabalipa elogiou seus colegas parlamentares, dizendo que a atual legislatura “é a melhor que Vilhena já teve”. Se a melhor é assim, imagina a pior.

A VEREADORA ENGANADA

A vereadora Leninha do Povo (MDB) “escorregou na maionese” em declarações após acompanhar o prefeito Eduardo “Japonês” (PV) numa visita ao hospital regional de Vilhena. Através de matéria enviada pela assessoria do prefeito, Leninha, que constantemente elogiava os avanços da saúde pública, diz ter ficado surpresa e foi enganada pela gestão do ex-secretário Marco Vasques. “Sempre falavam e mostravam que estava bem”, frisou. Olha, uma vereadora afirmar que foi “enganada” é sinal que não está preparada para exercer o cargo o qual a população lhe confiou que é o de fiscalizar as ações do Executivo.

E OS OUTROS…

Os demais vereadores que participaram da tal “blitz” ao hospital regional também se mostraram horrorizados com a situação encontrada na unidade de saúde. Com 1 ano e 7 meses na Câmara, os vereadores só agora conseguiram constatar a problemática da saúde pública municipal. Na gestão do colega/ex-prefeito Adilson de Oliveira (PSDB), que ficou dois meses no mandato e nomeou dois secretários de saúde (o médico André Monteiro e a servidora Maria de Fatima de Jesus) a saúde pública foi uma maravilha para os edis. Vai vendo!

RIFADO

O deputado Maurão de Carvalho (MDB) poderá não realizar seu sonho de ser candidato ao governo, porque estaria sendo rifado dentro do partido pelos dirigentes. Isso ficou claro quando o senador Ivo Cassol (PP) anunciou apoio ao senador Valdir Raupp (MDB), que tentará a reeleição. Cassol está trabalhando as alianças que estão sendo feitas pelo PSDB, que anunciou como pré-candidato ao governo Expedito Junior, por isso o anúncio teria lhe preocupado.

 

Invenção petista, minirotatória foi motivo de piadas e críticas em 2014 em Vilhena

 

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Divulgação

sicoob