A TV exibia uma entrevista, na qual o diretor de uma startup brasileira relatava seu trabalho, estratégias e sucesso obtido na Europa. Contudo, recentemente os proprietários da firma resolveram voltar-se para o Brasil, porque acreditam que o mercado local é grande e inexplorado. Eles decidiram que queriam ser bem sucedidos aqui, como eram no exterior.

Aquele diretor insistia: o mercado brasileiro é muito grande; inúmeras coisas podem ainda ser feitas nele; há diversas oportunidades de novos negócios… Tudo isso apesar da crise, da recessão, das incertezas econômicas e das preocupações políticas! Vendo seu entusiasmo e pragmatismo comecei a repensar meus conceitos e fui pesquisar na internet alguns números, os quais desejo compartilhar com os nossos empresários e administradores de empresas:

1.-O índice de desemprego do Brasil (mais recente) é de 13,1% e equivale a 13,7 milhões de brasileiros. Sem dúvida, é um número expressivo. Mas, creia-me, é um número relativo. Empreendedores e gestores são, por natureza, homens e mulheres fortes, calejados, habituados a trabalhar duro, em busca do sucesso. Nasceram para lutar, para correr riscos e em especial para serem vencedores. Pois eu gostaria de convidá-lo a olhar o cenário e a conjuntura atual com otimismo e esperança. O quadro é grave, mas não desesperador;

2.-A população do Brasil atual (estimada para julho.18) é de 213,6 milhões de habitantes. Somos o quinto ou sexto maior mercado do mundo, apesar dos problemas, pobreza e desigualdades sociais. Nasceram no país, de Jan a Jun.18 o total de 1,6 milhões de brasileiros. De Dezembro/2010 até Junho/2018 nossa população cresceu 16 milhões de habitantes, ou seja bem mais do que o total atual de desempregados (13,7 milhões). Nos últimos anos a população do país tem crescido 2 milhões ao ano;

3.-Segundo apurei na internet, o mercado formal de trabalho é de apenas 31,7 milhões de pessoas e o informal é de 10,7 milhões, totalizando 42,4 milhões de brasileiros. Ou seja, as estatísticas indicam que o mercado de trabalho corresponde a apenas 20% do total da população do país (42,4 dividido por 213,6 = 20%). Uma parcela dos ex-empregados, por falta de opção ou não, resolveu trabalhar abrindo firmas individuais. Outros foram morar com parentes, para redução de custos ou por solidariedade humana; e

4.-Pobreza existe; subemprego também. Mas há algo real e indiscutível: todos os brasileiros precisam de alimento diário, de vestuário, de transporte, de um teto para morar e de um mínimo de saúde. O crescimento populacional comprova que, com ou sem emprego, com ou sem justiça social, as pessoas estão aí, procurando sobreviver.

Será que nesse cenário não existem oportunidades? Será que não existe nenhum tipo de investimento que atenda esse enorme contingente populacional? Afinal, estamos falando de milhões de cidadãos brasileiros. Creio que – se colocarmos nossa inteligência em ação – encontraremos com certeza alguma oportunidade de negócio, como aquela empresa acima citada encontrou. Eu creio nisso !

Texto: Humberto Lago/Consultor Empresarial

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO