Nesta segunda-feira, 5, a prefeitura iniciou o projeto “Dentistas nas escolas” no município de Pimenteiras do Oeste.

As ações de Saúde Bucal atingem alunos infantil e juvenil e tem por meta a prevenção.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), responsável pelo projeto, promove as ações nas escolas Paulo Freire e Mundo Mágico.

“Os atendimentos contemplam desde exames de diagnóstico, até atividades de conscientização, onde os alunos aprendem a fazer uma boa higienização bucal. As crianças e adolescentes que forem detectadas com algum problema bucal serão encaminhadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS). Na unidade, eles terão acesso ao tratamento adequado para cada caso encontrado nas escolas”, salientou o diretor do hospital Moises Herrera Penha.

Para a dentista Fernanda Borges, os trabalhos de prevenção é de fundamental importância nas unidades escolares. “O projeto é implantado desde que a criança inicia a sua vida escolar. Na primeira infância ela já é orientada a cuidar dos dentes”, afirmou.

Marcelo Dondé, secretário municipal de Saúde, também analisou os benefícios do projeto. “As atividades envolvem a entrega de kits, escovação de dentes nos alunos. Orientação através de palestras, com ênfase aos riscos e males pela falta de escovação, tendo como resultado perda precoce de um dente, até uma possível cardiopatia”, frisou.

O prefeito Olvindo Luiz Dondé (PDT) acredita que o caminho para uma saúde bucal de qualidade seja a prevenção.  “Tem que começar na primeira infância para que se torne um hábito. Acreditamos que é preciso conscientizar a população através de palestras com os pais, para que todos entendam que o trabalho preventivo onera menos o município e melhora a saúde bucal de todos”, destacou o mandatário municipal.

 

Texto: Extra de Rondônia

Informações e fotos: Assessoria

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO