Em visita à redação do Extra de Rondônia, o atual prefeito de Vilhena, Eduardo Toshiya Tusuru “Japones”, fez um balanço desses seis meses de gestão e falou sobre suas perspectivas para o futuro de Vilhena.

Eduardo iniciou afirmando que nos meses de sua administração, teve como maior desafio a falta de verba, mas destacou que as ações planejadas foram realizadas. “Passamos por várias dificuldades, porém, no final conseguimos quitar todas as contas e fechando o ano positivamente”, complementou.

SAÚDE

O chefe do executivo disse que apesar da saúde ser a pasta com maior dificuldade, conseguiu administrar e implementar mudanças tanto no atendimento da Unidade Básica de Saúde do Bairro Cristo Rei, onde cerca de 2 mil pacientes são atendidos por mês, como no aumento de cirurgias eletivas.  “2019 está entrando orçamento novo e não vamos apenas melhorar a saúde, mas vamos mudar e para isso preciso do empenho da minha equipe, dos vereadores, dos nossos representantes na bancada federal e dos nossos deputados estaduais”, frisou Eduardo.

AÇÃO SOCIAL

Com relação à pasta de ação social Semas, o prefeito salientou que todos os programas foram reativados, assim como todos os eventos foram realizados.

AGRICULTURA

Na agricultura, o mandatário municipal disse que 266 produtores rurais foram beneficiados com serviços de gradagem, cascalhamento, destoca, recuperação de estradas dentro de suas propriedades, realizadas com máquinas da prefeitura, através do programa do governo ‘Porteira Aberta’. “A maior parte dos pequenos produtores não têm condições de contratar horas de máquinas para preparar suas propriedades e o programa atende justamente estes que precisam”, pontuou.

EDUCAÇÃO

Já com relação a educação, Eduardo relatou que tiveram vários avanços, entre eles, a descentralização dos recursos, onde as escolas não precisam abrir licitação para comprar  merenda ou algum material para reforma. Dentre outros está a gratificação dos professores que realizam atividades fora do horário de aula.

AUMENTO IPTU

Em relação ao aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o prefeito explicou que o município precisa de algumas mudanças para melhorar o município. Uma delas é o asfalto e para poder fazer isso, é preciso de recurso. Com isso tivemos que aumentar o IPTU da forma mais justa com cada bairro, que será para melhorar a estrutura da cidade.

SALÁRIO EM DIA

Sobre os vencimentos dos funcionários públicos, Tsuru afirmou que, desde que assumiu o mandato, conseguiu manter a folha de pagamento em dia, inclusive sendo depositado o pagamento dos servidores na última sexta-feira do mês. Além disso, os funcionários da saúde que estavam com pagamentos em atraso, conseguiram colocar as contas em dia.

REELEIÇÃO

Eduardo disse que não pensa em se reeleger e está focado em cumprir aquilo que prometeu quando tomou posse como prefeito. “Tem gente nova ingressando na política, principalmente jovens. Cada um tem seu tempo, hoje minha responsabilidade é cumprir meu papel  e melhorar a cidade”, acrescentou.

NOVO GOVERNADOR DO ESTADO

O prefeito disse que é preciso estar otimista e espera que o novo governador faça um bom trabalho para o Estado acima de tudo, assim como os representantes na Assembleia Legislativa e na bancada federal.

OBRAS FUTURAS

Com relação as obras futuras, o mandatário municipal informou que será feito um novo Hospital Regional, dez projetos de asfaltamento, rede de água, rede de esgoto, novas escolas e creches, entre outras.

EQUIPE DE SECRETARIADO

Eduardo encerrou afirmando que está contente com sua equipe de secretários e relatou que vai manter a mesma equipe. “Muitos dos meus secretários mostraram capacidade e competência nas suas respectivas funções, e isso me faz depositar minha confiança na neles”, finalizou.

Texto e foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO