Equipe de robótica da escola Sesi – Divulgação

As equipes First Lego League (FLL) e First Tech Challenge  (FTC)  da escola Sesi de Vilhena participarão da competição nacional de robótica que será realizada entre os dias 15, 16 e 17 de março na capital do Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com Silvio Luís Vichroski, professor responsável pelas equipes, o projeto de robótica educacional do Sesi teve inicio no ano de 2012 em Rondônia, abrangendo desde turmas de educação infantil a ensino médio.

Já em Vilhena, foi implantado no ano de 2017 com equipes de competição, onde na estreia se consagrou campeão regional em Manaus (AM).

Durante a primeira disputa os alunos competiram contra 40 equipes. Com o resultado positivo, levou a taça e a oportunidade de concorrer ao título nacional.

Em março de 2018, enfrentaram 80 equipes no campeonato nacional realizado em Curitiba (PR), ficando em 18º lugar.

No mesmo ano, em meados de dezembro retornaram para Manaus (AM) para a segunda competição regional, onde conquistaram a vice-liderança.

A equipe também se destacou com umas das maiores pontuações do Brasil nas finais da mesa, onde garantiu a oportunidade de participar pela segunda vez da competição nacional no Rio de Janeiro.

EQUIPES

Vichroski explica que a equipe da FLL são para crianças e adolescentes de até 16 anos. Já a FTC é uma categoria nova no Brasil voltada para alunos do ensino médio de até 18 anos. Neste ano participarão 12 alunos, sendo seis de cada equipe.

PROJETOS

O professor detalha que o desenvolvimento dos projetos ocorrem de acordo com o tema de cada temporada. Em 2018 a temática a água, com isso, os alunos criaram um produto que evitava o excesso de descargas residenciais.

Luís pontua que este ano o foco de trabalho é o espaço, e com os estudos feitos pela equipe foi descoberto que um dos maiores problemas enfrentados pelos astronautas é a perda de massa muscular em viagens espaciais de longa duração. Diante disso, os jovens tiveram a ideia de criar um macacão que estimula a musculatura reduzindo esta perda.

“Este é o projeto único e pertence ao FLL, já os alunos do FTC participam de uma disputa técnica que envolve mais mecânica e física, onde tem que montar um caderno de engenharia e relatar o passo a passo para o uso de engrenagens. Esta competição estreará com 16 equipes de todo o Brasil”, enfatizou.

Vichroski finaliza convidando os populares que queiram conhecer os projetos desenvolvidos pelos alunos do Sesi. As equipes estarão em treinamento até terça-feira, na ocasião apresentarão os projetos aos visitantes.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO