Projeto já está em cinco municípios de RO / Foto: Divulgação

Adalto Paiva é agricultor familiar de Cujubim e, ao adquirir sua propriedade, se deparou com o desafio de recuperar o entorno de um córrego que, desmatado, estava em avançado processo de assoreamento. Em 2010, por meio do projeto Semeando Sustentabilidade, ele viu a chance de recuperar a Área de Proteção Permanente (APP) e ainda gerar renda.

O projeto abrange os municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Cujubim e Rio Crespo, auxiliando na recuperação de passivos ambientais identificados através do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em APP e/ou Reserva Legal (RL). Todas as mudas para atender aos agricultores são produzidas no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste e são cedidas de forma gratuita.

Além das mudas, Adalto recebeu adubo, material para isolamento da área e também participou de intercâmbios com outros agricultores sobre a implantação de Sistemas Agroflorestais. Participou de cursos para Recuperação de Áreas Degradadas (RADs), técnicas de plantio, compostagem, além de receber o acompanhamento constante de extensionistas.

Nove anos depois, ele conta que realidade na propriedade é outra. “O córrego parou de assorear e hoje essa situação não existe mais. Na época de seca, ele some, mas hoje a gente observa que aguenta mais tempo com água correndo”, explica Paiva.

Em sua quarta fase, o Semeando tem realizado a manutenção de áreas em propriedades que aderiram ao projeto nas fases anteriores. Nesse trabalho, os técnicos e extensionistas rurais verificam a necessidade de replantio de espécies e/ou reposição de materiais de isolamento de áreas, de acordo com a necessidade de cada propriedade. Nos últimos seis meses, mais de 180 mil mudas já foram distribuídas.

A CES Rioterra é executora do projeto, que tem o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.

Para aderir e acessar os seus benefícios, os agricultores familiares podem entrar em contato com a CES Rioterra em Porto Velho pelo telefone 69 3223-6191, diretamente no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste ou pelo telefone 69 3231-2583, ou ainda pelo e-mail rioterra@rioterra.org.br. Mais informações no site.

Fonte: Rioterra

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO