Cirone quer integração da Emater, Seagri e Idaron / Foto: Divulgação

O atendimento em horário diferenciado aos agricultores e as ações do governo para o setor produtivo foram debatidas na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado Cirone Deiró (Podemos).

Estiveram presentes os representantes da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

Cirone Deiró, presidente da Comissão, esclareceu que a apresentação das propostas de trabalho das secretarias e autarquias do governo que atuam no apoio e incentivo do setor produtivo agrícola é importante para que os deputados possam contribuir na efetivação destas propostas, quer seja, por meio de aprovação de leis, ou no apoio e propostas de melhoria das mesmas.

“Acredito muito na conjugação de esforços com a participação efetiva dos deputados em parceria com o governo para efetivar políticas públicas que resultam na geração de emprego e renda no campo e na cidade”, defendeu.

Cirone destacou a necessidade do governo atuar de forma integrada com todas as suas secretarias e autarquias voltadas ao apoio e incentivo ao setor agrícola, para promover a diversificação da atividade. Segundo o parlamentar, a grande maioria dos municípios rondonienses tem por base econômica a agricultura, que por vezes, está relacionada a apenas a uma atividade ou produção.

“A rentabilidade da propriedade rural com geração de renda passa por essa diversificação na produção. Isso vai permitir que o agricultor e sua família tenha renda todos os meses do ano”, esclareceu.

O deputado Cirone reivindicou também dos representantes do governo propostas efetivas de apoio e incentivo a implantação de novas agroindústrias. Ele citou as dificuldades que os agricultores enfrentam por divergências entre os vários setores do Governo.

“A agroindústria tem que ser uma política de hoverno e como tal, deve receber tratamento prioritário da Emater, na Seagri e na Idaron”, alertou ao questionar as altas taxas cobradas pelo Idaron para vistoriar e autorizar o funcionamento das agroindústrias.

A construção de uma unidade do Ceasa e uma política forte de regularização fundiária das propriedades também receberam o apoio dos deputados estaduais Chiquinho da Emater (PSB), Adelino Follador (DEM), Dr. Neidson (PMN), Jair Montes (PTC) e Cassia Muleta (Podemos), que estiveram presentes na reunião.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO