Foram apreendidos cerca de1.279 quilos / Foto: Divulgação

Em quatro meses de atuação no período do defeso, o Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia (BPA) apreendeu em rios rondonienses 1.279 quilos de pescados de diversas espécies.

Ao anunciar na quinta-feira 14, os resultados do trabalho de fiscalização, o coordenador de licenciamento e monitoramento ambiental da Sedam, Abimael Ribeiro, relatou que o BPA lavrou 52 termos de apreensão e depósito de diversas embarcações, motores HP, carros e motocicletas.

Já os materiais usados, totalizaram 244 itens como anzóis, malhadeiras, linhas, entre outros apetrechos de pesca.

Entre outras, as 54 ocorrências de pesca ilegal abrangeram o Lago do Cujubim Grande, Rio Mutum, Usina Hidrelétrica Santo Antônio e Área de Proteção Ambiental Rio Madeira.

Pela Portaria nº 48/2007 do Ibama, regulamentada pela Portaria nº 428 da Sedam, atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficaram vetadas ou controladas de 15 de novembro do ano passado até o início desta semana,  nas bacias dos rios Madeira, Mamoré e Guaporé.

Desta vez não houve operação específica para o defeso. O atendimento se deu por denúncias.

QUEM RECEBEU

Sedam e BPA destacaram a importância do período do defeso na recomposição natural da ictiofauna e a migração dos peixes até as cabeceiras dos rios para a desova e reprodução.

Os peixes apreendidos foram doados à  Casa do Ancião São Vicente de Paulo, Casa de Apoio Família Rosetta, Casa de Apoio ao Câncer e igrejas.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO