Gados da raça Senepol / Foto: Divulgação

A fertilização in vitro é uma tecnologia que veio para mudar a vida do homem do campo. A exemplo da fazenda Senepol Bom Jesus, onde pai e filho apostaram no uso dessa tecnologia e tendo excelentes resultados.

Eles criam vacas da raça Senepol, uma raça superior que veio do Caribe, e através da fertilização in vitro os animais chegam a produzir por ano uma grande quantidade de bezerros, a diferença é que a reprodução é maior, e em menos tempo.

De acordo com Anderson Bauer a fertilização in vitro permite a multiplicação da genética. “A vaca ao invés de produzir um animal ao ano, ela pode produzir de 10 a 20 animais por ano”.

A fertilização in vitro é feita em três etapas, a primeira delas é a maturação in vitro, no curral o médico veterinário faz a aspiração folicular utilizando uma agulha coletora.

O médico veterinário João Gaete comenta que essa tecnologia garante que ele tenha precisão na hora da aspiração folicular. “Depois da aspiração todo material coletado é levado para o laboratório onde são classificados e selecionados”.

Com a tecnologia é possível ainda optar pela produção de machos ou fêmeas. O material colhido é levado para um laboratório e após oito dias ele retorna, e é aí que acontece a última etapa, a transferência dos embriões já classificados para as barrigas de aluguéis como são chamadas.

A gestação neste caso dura em média 290 dias, na fazenda Bom Jesus são feitas de 3 a 4 aspirações por ano nas vacas da raça Senepol, para priorizar o bem-estar do animal.

A vaca da raça Senepol vive em média 18 anos de idade, é uma raça dócil que se adapta bem ao ambiente, além de ser resistente a infecções e doenças. Essa raça chegou no Brasil no ano de 2000, e aqui em Rondônia surgiu primeiro, por isso o Estado é considerado hoje o berço da raça Senepol.

Segundo o produtor Eliseu Bauer, o primeiro laboratório de fertilização in vitro por exemplo surgiu em Ariquemes, e os benefícios atraem produtores ao redor do país. A raça Senepol também é destaque e conquista até os mercados mais criteriosos.

“O empresário rural que quer fazer cruzamento industrial, e não deseja por meio de inseminação artificial, o touro Senepol atende perfeitamente essa demanda. Ele consegue cobrir um grande número de vacas, da mesma forma como o touro Nelore. O produto desse cruzamento é o desejado pelo mercado, pois produz uma carne de qualidade, macia e saborosa e com melhor textura”, pontuou.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO