Foto: Ilustrativa

A comercialização da safra de café do Brasil 2018/19 (julho/junho) chegou a 80% até o dia 11 de março. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado. No último mês, a comercialização avançou em seis pontos percentuais.

As vendas estão atrasadas em relação ao ano passado, quando 85% da safra 2017/18 estava comercializada até então. A comercialização está também abaixo da média dos últimos 5 anos, que é de 84% para esta época.

Com isso, já foram comercializadas 50,78 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de Safras & Mercado, de uma safra 2018/19 de café brasileira de 63,7 milhões de sacas.

Segundo o consultor de Safras & Mercado, Gil Barabach, o fluxo comercial cadenciado explica a performance dos embarques, assim como a sensação comercial de vendas travadas.

“Os armazéns ainda cheios, devido à safra recorde colhida no ano passado, também reforçam a impressão de que as vendas avançam muito lentamente. O fluxo anda pouco em termos percentuais, mas o volume comprometido é significativo”, comenta.

As vendas de arábica evoluíram de forma mais acelerada em fevereiro, com o produtor comprometendo 78% da safra. Mesmo assim, o percentual comercializado continua abaixo de igual período do ano passado (84%), e também aquém da média para o período (84%).

Já as vendas de conilon alcançam 86% da safra, abaixo de igual época do ano passado (91%) e também da média de 5 anos (85%).

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO