Foto: Ilustrativa

Nos próximos dias 27 a 29 de março, a Embrapa Pesca e Aquicultura promoverá o Curso de Piscicultura em Rondônia, para técnicos da Emater daquele estado e piscicultores contemplados com Unidade de Referência Tecnológica (URT) ligados ao projeto Peixe Mais Amazônia.

A ideia é oferecer informações técnicas para produção do tambaqui. O curso é coordenado pelos analistas Raimundo Rocha e Marcela Mataveli e conta com o apoio da Emater de Rondônia, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) daquele estado.

Marcela Mataveli destaca a importância do treinamento. “Este curso será importante  para apresentar como o uso de  aeradores em viveiros escavados pode contribuir para o aumento da produção de tambaqui”, afirma.

Ela ressalta que a tecnologia –  desenvolvida pela Embrapa Amazônia Ocidental – será validada em uma Unidade de Referência Tecnológica do estado e apresentada posteriormente aos produtores em dia de campo.

É o segundo treinamento em tambaqui que a Embrapa Pesca e Aquicultura promove no mês de março. Entre os últimos dias 12 e 14, a equipe da Embrapa coordenou um curso sobre Produção de Tambaqui em Viveiros Escavados e Novas Tecnologias na região do Bico do Papagaio, norte do Tocantins.

Assim como o curso em Rondônia, o treinamento é parte do Projeto Peixe Mais, que visa transferir tecnologia para a cadeia produtiva de produtores de peixes nativos. O objetivo é formar técnicos multiplicadores em boas práticas de cultivo de tambaqui em viveiros escavados para aumentar a produção de pescado dos produtores.

Participaram do curso 25 técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), seis técnicos do Sebrae e dois técnicos da Prefeitura de Araguaína, além de piscicultores parceiros do projeto.

Entre os temas que serão abordados no curso em Rondônia estão: panorama da cadeia produtiva de tambaqui, gestão de custos da propriedade de piscicultura, instrução normativa para licenciamento de piscicultura, monitoramento da qualidade da água, entre outros.

A capacitação será ministrada em dois momentos, sendo o primeiro apresentando conteúdos teóricos, no auditório do Sepog, em Ouro Preto do Oeste, e a parte prática será realizada no dia de campo, em uma unidade de referência tecnológica parceira da Embrapa.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO