A coluna informativa mais lida do Cone Sul  / Foto: Ilustrativa

@@@ AÇÃO EXEMPLAR

O vereador Rafael Maziero (PSDB) fez o dever de casa e foi à Brasília (DF) atrás de benefícios para o município de Vilhena. Sabendo de sua responsabilidade como representante oficial dos vilhenenses, manteve audiências com senadores e deputados da bancada federal de Rondônia e obteve conquistas. Uma delas é a emenda para aquisição de um ônibus destinado ao setor de saúde pública e outra para a compra de um arco cirúrgico destinado ao Hospital Regional.

@@@ MÉDICO-PERITO

Entretanto, luta por uma antiga reivindicação dos vilhenenses: a falta de médico-perito o INSS. Ainda, na capital federal, se reuniu com Deise Simão Gomes, Coordenadora Geral de Perícias Médicas do INSS, para apresentar relatório da situação caótica em que se encontra o INSS de Vilhena. Saiu animado da reunião, já que teve o compromisso do órgão para resolver o problema. Essa é a atitude que os vilhenenses querem num parlamentar”

@@@ IMPEACHMENT DA DUPLA I

No início da semana, um pedido de impeachment balançou as redes do governo do Estado de Rondônia. O autor: o advogado vilhenense Caetano Neto. Ele pede que Marcos Rocha (PSL) seja afastado do cargo de governador sob alegação de crime de Responsabilidade por não obedecer a Constituição do Estado. O feito desgastou a imagem de Rocha, que apenas tem 100 dias de mandato à frente do Poder Executivo estadual. O pedido foi protocolado na Assembleia Legislativa (ALE) e os deputados irão analisar se recebem ou não a denúncia. Rocha é acusado de nomear diretores de autarquias e fundações no Estado, sem passar pelo crivo da ALE, como reza a constituição estadual.

@@@ IMPEACHMENT DA DUPLA II

Mas não é apenas Rocha que está na corda bamba. Seu vice-governador, Zé Jordan (PSL), deve seguir o mesmo caminho e enfrentar um pedido de cassação do seu mandato nos próximos dias. O que se comenta, nos bastidores da ALE, é que Jordan cometeu crime de responsabilidade no exercício do mandato 2019/2022. Contudo, ainda não há informações oficiais do teor das acusações. Vamos aguardar!

@@@ AMEAÇA E REAÇÃO DE DEPUTADO

E continuamos com Zé Jordan. Um vídeo, onde o vice-governador faz supostas ameaças aos comerciantes de café no município de Novo Horizonte, caiu com uma bomba nos bastidores políticos e a reação foi rápida. Jodan disse que usará o setor de “inteligência” do Governo para promover uma devassa policial nas empresas que comercializam café, justamente o setor em que ele atua fortemente como empresário. O deputado estadual Laerte Gomes, presidente da ALE, ao ouvir as declarações, reagiu e disse que o vice pretende promover terrorismo, usando a máquina estadual contra a concorrência. Veja o vídeo abaixo:

@@@ CPI NA CÂMARA

Só faltou distribuir pedaços de pizza na última sessão ordinária na Câmara de Vilhena. Na ocasião, por unanimidade, os  “colegas” da casa de Leis rejeitaram o pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra os vereadores Adilson de Oliveira (PSDB) e Ronildo Macedo (PV). O autor da CPI queria que a dupla seja investigada por supostas ilegalidades na aplicação de recursos na obra de reforma e ampliação do prédio do Legislativo (leia AQUI).  Há quem garanta que o pedido de CPI é uma espécie de retaliação dos opositores ao Legislativo; já outros avaliaram que, ao rejeitarem, os vereadores seriam corporativistas, ou seja, o grupo defendeu seus próprios interesses.  Mas, cá prá nós: teria sido importante, realmente, os vereadores receberam a CPI. Afinal, é um jeito de demonstrar à sociedade que existe transparência no Legislativo. Mas…

@@@ TÁ FEIO ISSO…

Após a sessão que rejeitou o pedido de CPI, o vereador Ronildo Macedo usou os microfones da tribuna da Casa de Leis para, mais uma vez, dizer que é vítima de ameaças da oposição. Ora bolas: esse argumento de ameaça está ultrapassado. Nesses poucos meses que assumiu a presidência da Câmara, Macedo já repetiu a frase “ameaça” inúmeras vezes. Utiliza a mesma estratégia que seu antecessor. Se alguém reclama, é ameaça; se alguém sugere, é ameaça; se alguém espirra, é ameaça. Estamos num país democrático, portanto, há direito para se pensar diferente. Tem que parar com isso que tá feio.

@@@ TIROU A RESPONSABILIDADE

O radialista Júlio César Silva visitou a redação do Extra de Rondônia nesta semana para fazer um desabafo contra o prefeito Eduardo Japonês. Disse que o mandatário mentiu à população de Vilhena, ao dizer, em entrevista à imprensa, que foi ele (Eduardo) quem decidiu não cobrar mais o aumento do IPTU. Na realidade, a justiça acatou o pedido liminar do promotor de justiça Paulo Lermen (leia AQUI) e barrou a intenção do Poder Executivo. Para Julinho, na declaração, o prefeito transmitiu a responsabilidade aos vereadores. “Que decepção, que covardia. Primeiro, mentir à população que você decidiu não cobrar o IPTU com esse aumento de 300%? Não foi você. Foi a Justiça, que disse que você não podia e te chamou de imoral. Você trata essa Câmara como lixo. Enterrou, sepultou os vereadores. Você tirou o seu da reta e transferiu a responsabilidade do IPTU aos vereadores. Vilhena está parecendo um ônibus desgovernado”, encerrou.

@@@ FÁBRICA DE EXPERIÊNCIAS

A prefeitura de Vilhena quer fazer mais uma experiência no quesito (mini)rotatória. Após reconhecer que a sinalização feita na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes não surtiu o efeito positivo esperado, agora a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) quer implantar um projeto com pneus e plantas floridas chamado de “Trânsito Verde” (leia AQUI). Alega que o projeto se faz “pensando em uma solução econômica e eficiente ao mesmo tempo”. A intenção e a ideia são ótimas. Só que a Semtran não merece passar por essas tais experiências. Seria bom o prefeito Eduardo Japonês (PV) contratar profissionais que saibam realmente o que fazem, ao invés de gastar dinheiro público com ações totalmente sem pé, nem cabeça. Vilhena já virou piada estadual por causa deste assunto.

O antes e depois do projeto, segundo a prefeitura / Foto: Extra de Rondônia
sicoob