Foto: Ilustrativa

O café de Rondônia e em especial de Cacoal ganha mercado a cada ano por meio do melhoramento da qualidade do grão. Hoje o setor é responsável por 32% da economia do município.

Através de parceria da Embrapa e Emater é produzido um café de alta qualidade, um grão híbrido, através da mescla dos tipos Conilon e Robusta. É o projeto ‘Robustas Amazônicas: Novas Cultivares Híbridas’, que com 10 anos de pesquisas desenvolveu a especie com alta produtividade e qualidade.

No dia 5 de abril foi realizado um dia de campo na propriedade do cafeicultor Edmar Flegler, no setor Eletrônica, na linha 21. Ele contou que o café híbrido é um experimento feito para o clima amazônico, para melhorar a produtividade e qualidade.

O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, Frederico Botelho, explicou que assim como esta propriedade outras 25 estão produzindo a nova qualidade de café, monitoradas pela Embrapa e Emater. “Aqui é uma fase final de um longo período de pesquisas para chegar a estes resultados, desta tecnologia para disponibilizar aos produtores”.

Presidente  da Comissão de Agricultura e Política Rural, o deputado Cirone Deiró também participou do trabalho. Sempre atento às necessidades do homem do campo, enalteceu o potencial da cafeicultura. “Nós estamos cobrando da Secretaria de Agricultura investimentos, que os técnicos e a tecnologia estejam sempre mais próximos do produtor rural”, concluiu.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO