A colheita deve ser feita com pelo menos 80% dos grãos maduros / Foto: Divulgação

O Dia do Início da Colheita do Café Conilon em Rondônia, 10 de abril, foi instituído pela Lei 3.516, em 17 de março de 2015. A data está inserida no calendário oficial do Estado.

O objetivo desta lei é incentivar o cafeicultor a realizar a colheita quando o cafeeiro estiver com pelo menos 80% dos grãos maduros. Fatores genéticos e climáticos podem influenciar no período de maturação do café.

Rondônia é o quinto maior produtor de café do Brasil e o segundo em produção do café conilon. Segundo as estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para a safra 2019 se espera colher 2,3 milhôes de sacas de café no Estado, cada saca possui 60 kilos.

Desde o Brasil colônia, a produção de café é uma parte importante da economia do país. O café chegou ao país em 1727 e em 1845 o país já era responsável por 45% da produção mundial. Vale lembrar que a cafeicultura foi a grande responsável pela urbanização e pelo desenvolvimento econômico de algumas cidades, principalmente na região de Minas Gerais e do Vale do Paraíba, em São Paulo.

Cada saca de café possui cerca de 60 quilos / Foto: Divulgação

De lá para cá muita coisa mudou, mas o papel do café na economia brasileira permanece muito semelhante. Isso porque o Brasil ainda possui um café muito consumido em outros países e, em 2016, chegou a ser o maior produtor e exportador de café do mundo. Ou seja, falar em economia brasileira é também falar em café e em especial no nosso Estado de Rondônia.

No ranking de melhor café do Brasil, Rondônia atingiu a quarta posição em 2018 na Semana Internacional do Café que ocorreu em Belo Horizonte (MG).

Existem variedades (clones) precoces que começam o amadurecimento antes do período estabelecido na lei, e também há aquelas tardias que iniciam seu amadurecimento posteriormente.

“No entanto, a proposta não é determinar que todos os produtores colham no mesmo período, mas sim, sensibilizar para que realizando a colheita dos grãos maduros eles ganhem em rendimento e também possam agregar valor pela qualidade”, explicou o secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani.

Comparando o intervalo de 2017 a 2018, a produção aumentou para 2,2 milhões de sacas de 60 quilos, a maioria da variedade robusta, crescimento de 2,1%, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O recorde foi alcançado em 2003, quando a produção somou 2,5 milhões de sacas. Mais recentemente, em 2010, a safra chegou a 2,37 milhões de sacas de 60 quilos, de acordo com dados da Embrapa Rondônia. No entanto, as áreas de produção eram 61,9% e 53,7%, respectivamente. Esse crescimento se deu às chuvas ao longo da florada e também ao começo da produção de novos cafeeiros na região.

A expectativa de produção de 2,3 milhões de sacas de café em 2019, animou os produtores de todo o Estado de Rondônia.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO