Foto: Ilustrativa

A indústria brasileira de fertilizantes especiais faturou R$ 7,6 bilhões em 2018. O volume alcançado representa crescimento de 19,3% em relação a 2017. Foram comercializados no ano passado cerca de 816 milhões de litros de fertilizantes especiais e a tendência é que o setor ainda cresça em torno de 21% neste ano.

Os dados foram divulgados na quarta-feira 10 pela Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), durante o VIII Fórum e Exposição Internacional – Tecnologia e Integração. O evento está sendo realizado em Campinas-SP até esta quinta (11).

As regiões Sudeste e Sul do país respondem por mais de 50% do faturamento do setor, com destaque para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso. Quando se considera apenas os fertilizantes orgânicos e os substratos de plantas, a liderança fica com o Rio Grande do Sul.

O levantamento da Abisolo mostra que as lavouras de soja forma destino de quase metade das vendas do setor. Frutas, hortaliças e legumes representaram juntos 11%. O mesmo percentual foi alcançado pelo milho, seguido pelo café (9%) e a cana de açúcar (6%).

Com 71% do valor faturado no ano passado, o segmento de fertilizante foliar corresponde a maior parte do resultado. Contudo, os produtos que apresentaram maior crescimento em relação a 2017 foram os fertilizantes organominerais (12%). Em seguida, os mais vendidos foram os condicionadores de solo (10%), os fertilizantes orgânicos (4%) e os substratos para plantas (3%).

O mercado nacional foi responsável por 83,6% do faturamento do setor e os produtos importados por 16,4%. O crescimento das vendas no país motivou a criação de 19,6 mil vagas de empregos no setor. Segundo a Abisolo, o número de postos de trabalho na indústria de nutrição vegetal aumentou em 5,4% no ano passado.

Atualmente, 504 indústrias de fertilizantes estão registradas como ativas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Do total, 255 possuem organominerais em seus portfólios de produtos e 254 dispõem de fertilizante foliar.

Outros dados, análises e projeções da área de insumos para a indústria de tecnologia em nutrição vegetal podem ser acessados no Anuário Brasileiro de Tecnologia em Nutrição Vegetal 2019, lançado durante o fórum promovido pela Abisolo.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO