Foto: Ilustrativa

Com colheita estimada em 6,4 mil toneladas de algodão em pluma, cultivados em 4.500 hectares, Rondônia se posiciona como o terceiro maior produtor da cultura na região Norte do Brasil, atrás apenas de Roraima e Tocantins, com 10,5 e 7,1 toneladas, respectivamente.

O volume rondoniense representa 26,7% do total produzido na região que chega a um total de 24 mil toneladas. Os dados podem no 7º Levantamento da Safra de Grãos da Safra 2018/2019 publicado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Instituído em 2005, o Estado saiu da zona de exclusão para o plantio da cultura. “A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) autorizou em 4 de outubro do ano passado a semeadura do algodão em Rondônia”, relembra o superintendente da Conab no estado, Anderson Conceição Gomes.

“Atualmente, o plantio está concentrado no município de Vilhena e já no primeiro ano de cultivo os agricultores rondonienses disputam o posto de segundo maior produtor com Tocantins”, pontuou ele.

Outro produto de destaque na safra do Estado é o milho, que de acordo com o levantamento da Conab deve ter uma produção 12,7% superior à safra passada, chegando a cerca de 837 mil toneladas do cereal, caso as condições climáticas se mantiverem favoráveis até o final do ciclo da cultura. O incremento na produção é justificado pelo aumento em 20% na área cultivada da 2ª safra do grão, que representa 96% da colheita no estado.

As demais informações sobre grãos cultivados em Rondônia como arroz, feijão 2ª safra e soja, podem ser acessados no 7º Levantamento – Safra 2018/19.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO