Evento foi realizado no distrito Tarilândia em Jaru / Foto: Divulgação

A convite do superintendente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Cacildo Viana da Silva, o deputado Chiquinho da Emater (PSB) participou no último sábado 13, de um Dia de Campo no distrito de Tarilândia, no município de Jaru.

A ação aconteceu na Fazenda Vale do Rio Escondido, do produtor Cláudio Coimbra, pioneiro no Estado de Rondônia e referência na atividade de produção de cacau clonal e teve como objetivo externar as experiências de sucesso na implantação e manutenção de variedades clonais e cacaueiros desenvolvidas na Ceplac.

Segundo o superintendente da Ceplac, depois de um período de desânimo, a produção de cacau está sendo retomada com força total. “As técnicas aplicadas pela Ceplac na cacauicultura do Estado são baseadas na adoção de novas práticas de manejo por conta do uso do cacau clonal, com custo menor na produção e maior produtividade”, explica.

Chiquinho aponta que esses dias de campos são de fundamental importância para incentivar os pequenos produtores de Rondônia. “Através de bons resultados, os pequenos produtores ganham uma injeção de ânimo para não desistirem de suas produções e esse suporte técnico fornecido pela Ceplac é o grande diferencial”, diz.

O parlamentar afirmou ainda, que a Assembleia Legislativa através da Comissão de Agropecuária e Política Rural, da qual é membro, tem buscando incentivar os pequenos produtores rurais do Estado, lutando sempre por condições igualitárias, entre elas, políticas públicas que fomente o setor.

ESTATÍSTICAS

Em 2017, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rondônia ficou em terceiro lugar como maior produtor de cacau do Brasil, atrás apenas da Bahia e do Pará, com 18 mil toneladas colhidas em 2017, em uma área plantada de 11,5 hectares.

Segundo a Ceplac, as lavouras de cacau surgem como um complemento para a renda na agricultura familiar com um produto que tem mercado assegurado, contudo, ainda se faz necessário mais apoio do estado para consolidar e incorporar o cacau que é muito importante na economia regional.

Dia de campo busca incentivar pequenos produtores rurais do Estado/ Foto: Divulgação
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO