Pimenteiras sedia IV Conferência Municipal de Saúde pública /Fotos: Wilmer Garcia

A Prefeitura Municipal de Pimenteiras do Oeste, realizou no dia 15 e 16 de abril, a IV Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde”.

O evento foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores e contou com a participação do prefeito Olvindo Luiz Dondé (PDT), do diretor do hospital Moisés Herrera Penha, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, presidente da Câmara Luiz Carlos Sphor (MDB), Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Dondé, vereadores Roberto Cavalcante Santos (PDT), Adimilson Megias Leite (PSB), Euzito de Brito Leite (MDB), vereadora Daiana Alfaro de Souza (PV), vice-prefeita Valéria Garcia (PP), palestrante, Vásquez, enfermeira e Coordenadora de plenárias nacionais Edina Maria dos Anjos Mota, representantes das igrejas católicas e evangélicas, entre outros.

O objetivo do evento foi discutir, diretrizes para a formulação das políticas de Saúde, promovendo assim a melhoria da prestação de serviço à comunidade.

O tema debatido foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

A conferência teve como público alvo os profissionais da área da saúde e também parceiros interessados no tema.

O foco foi avaliar a situação da saúde do município e fazer propostas para melhorar a política de saúde para os próximos quatro anos. As propostas apresentadas na conferência irão ajudar a formar a base para que o governo federal montar políticas públicas de qualidade.

Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes.

O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários.

Metade das cadeiras é destinada a usuários do SUS, 25% para trabalhadores, 12,5% para gestores e 12,5% para prestadores de serviço.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO