Donos de restaurantes e cafeterias participaram da primeira reunião / Foto: Divulgação

O Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena deu início aos preparativos para a edição 2019.

No último dia 9 de abril aconteceu a primeira reunião dos restaurantes e cafeterias participantes com os chefs Manoel Evangelista, Geane Rodrigues Tavares e Anderson Adriano da Silva, consultores do festival este ano.

O encontro ocorreu na Sala Guaporé, do Centro de Treinamento e Cultura – Sicoob Credisul.

O tema da terceira edição do festival “Pitadas da Amazônia” foi definido no encontro e tem como proposta inserir ingredientes da cozinha do Norte do Brasil nos pratos dos participantes.

Com isso, será dado um grande passo para a formação do DNA da gastronomia em Vilhena (RO), ao mesmo tempo em que Vilhena, considerada a cidade “Portal da Amazônia” se insere na vasta gama dos sabores nortistas, hoje apreciadíssimos no Brasil e em vários países.

Evangelista afirma que o Sicoob Sabor 2019 vai ajudar a fortalecer a culinária regional, que é importante para melhorar o turismo, o comércio e os profissionais da área. “Nós precisamos valorizar essa gastronomia regional para fortalecer a identidade e criar o registro da nossa gastronomia. Isso é muito importante, porque as pessoas que vêm de fora querem comer o que temos aqui, não o que já encontram em outras regiões”, disse.

Manoel Evangelista é ganhador Estadual do Prêmio Nacional Dólmã de 2017 e tem se destacado por seu trabalho que dá destaque à gastronomia Amazônica. Em setembro de 2018, fez sucesso com o Pirarucu Rondon na Coreia do Sul, onde participou do Festival de Gastronomia na Embaixada Brasileira naquele país.

Alguns dos ingredientes que os participantes poderão utilizar nos pratos do Sicoob Sabor 2019 são: peixes da região (pirarucu, tambaqui, dourado), tucupi, jambu, castanha, pupunha, tucumã, açaí, queijo coalho, cupuaçu, tapioca e goma de tapioca.

Nas últimas edições do festival, cada estabelecimento elaborou um menu degustação, com entrada, prato principal e sobremesa. Este ano será diferente, os restaurantes não precisarão servir entrada e sobremesa, mantendo o foco somente no prato principal.

Segundo o chef Anderson, o ingrediente regional pode ser agregado a qualquer prato. “Nossa comida tem muito sabor e deve ser utilizada para dar os sabores típicos dos nossos temperos e ingredientes”, salienta.

A chef Geane Rodrigues contou como é feita essa inserção dos ingredientes regionais em pratos clássicos da gastronomia. “Na cozinha chamamos isso de fusão, é a mistura de técnicas e substituição de ingredientes, dando preferência aos nossos ingredientes”, explicou.

Neste ano, o Sicoob Sabor contará com a participação dos restaurantes: Das Arábias Esfiaria, Recanto da Praça, Rancho Alegre, Manjericão Comida Saudável, Empório do Tereré, Zero Grau, Sugestão do Chefe, Bacon E Broas, Sabor e Saúde, Alho frito, Frederico Burger Bar, Kenko Oriental e La Varanda. E das cafeterias: Caramelle Café, Lucia Festa e Alma de Café.

A programação cultural da edição está em fase de finalização e será divulgada em breve. Acompanhe as notícias do festival pelo site. Mas a organização adianta que o tema Sustentabilidade e Meio Ambiente predominará nas ações a serem oferecidas ao público.

“Este é um conceito que a Sicoob Credisul vem dando muito evidência por meios dos nossos projetos justamente por se tratar de uma de suas diretrizes, a Educação Ambiental”, lembra Adevania Silveira, coordenadora geral do Sicoob Sabor.

FESTIVAL

Baseado em centenas de festivais que acontecem no País e no mundo, o Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena foi criado em 2017 com o objetivo de estimular as atividades gastronômicas e valorizar os ingredientes da culinária regional. Além disso, incentivar o hábito das pessoas de frequentar restaurantes da cidade.

Durante o festival, cada restaurante e cafeteria cria um prato e o disponibiliza em seu menu para degustação. Eles concorrem então ao Prato do Ano, onde são eleitos três pratos, por meio de um júri técnico e da votação popular, pelo site do festival.

Por outro lado, o festival traz uma programação cultural que atrai todos os tipos de públicos, com workshops, capacitações, aula-shows com chefs convidados, oficinas, palestras, teatro, cinema ao ar livre, exposições de arte, apresentações musicais, etc. Todas essas atividades são realizadas no Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul, e busca também a valorização da cultura local.

Participantes do Sicoob Sabor 2019 contarão com consultoria de equipe técnica / Foto: Divulgação
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO