Coluna escrita por Humberto Lago/Foto: Extra de Rondônia

Você que é um empresário ou administrador, está seguro de que sua empresa está sendo bem gerenciada? Como prova disso, sua organização está entre os principais concorrentes, de seu ramo, na região onde atua?

Uma boa administração traz consigo fortes sinais e evidências visíveis, interna e externamente, de sua atuação. Quando isso acontece, fica revelado, de forma cristalina, que sua participação no mercado vem crescendo.

Todas as firmas anseiam prosperar, crescer e se projetar. Todas sonham ser “eficientes” e “competitivas”, porém às vezes desconhecem como fazer isso. Outra grande dificuldade é saber quais os mais importantes padrões de desempenho. Para chegar a esse nível, é necessário administrar com sabedoria, eficiência e dinamismo, uma série de fatores. Espero que sua empresa se enquadre nesse seleto grupo.

Sugiro que você faça um teste, atribuindo uma nota de 1 a 10, para cada um dos itens abaixo. A seguir, calcule a média aritmética dos doze itens. Se sua nota for 8 (oito) ou mais, parabéns! Caso contrário, recomendo que você dedique um tempo especial aos itens que estão lhe indicando oportunidades de melhorias no processo de gestão:

1-Administrar uma organização é buscar o “equilíbrio” em meio a ações conflitantes;

2-O “tamanho” de sua estrutura deve ser determinado pelo volume médio de vendas;

3-O “ponto de equilíbrio” deve ser calculado e analisado semestralmente;

4-Gestão sem “planejamento” é suicídio;

5-O alto “giro dos ativos” não é algo desejável, mas imprescindível;

6-O lucro das vendas só é bom quando “superior” ao retorno do investimento;

7-A “solidez financeira” deve ser mantida a qualquer custo;

8-A “participação” no mercado indica quão boa é sua performance;

9-O endividamento “excessivo” mata;

10-O “capital de giro” próprio é como o oxigênio: sem ele não há vida;

11-O “fluxo de caixa” é um termômetro. Nunca deixe acender o sinal vermelho; e

12-Avalie sua equipe de “pessoal” atribuindo-lhe uma nota (quantidade de pessoas, custos, capacidade, dinamismo, resultados obtidos, cumprimento de metas…).

Nestes tempos de profundas transformações e incertezas, nada melhor do que uma boa auto avaliação. Que esta matéria possa, de alguma forma, contribuir para seu aprimoramento profissional e melhoria dos resultados.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO