Diversas atividades ocorreram durante todo o dia comemorativo/Fotos: Divulgação

Na última semana foi realizado ações em parceria com as comunidades indígenas do município de Vilhena em alusão ao Dia Nacional do Índio, comemorado em 19 de abril.

Na última sexta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Esportes e Cultura (Semec) organizou torneio beneficente em homenagem ao Dia do Índio. Diversas tribos de toda a região se reuniram em prol da data para preservar a tradição, celebrar e também buscar o título do campeonato.

Com os rostos pintados, mais de 800 atletas indígenas divididos em dezesseis equipes das tribos Aroeira, Aikanã, Mamaindê, Sabanê e Sowainte participaram da competição. Foram 11 times masculinos e 5 femininos que buscaram o título do torneio que começou às 8h da manhã e teve o término às 19h.

Antes da competição, os indígenas realizaram o ritual da Menina Moça. O dia também contou com apresentações de artesanato, dança e muita cultura. Alguns povos viajaram por mais de 90 quilômetros até Vilhena para poder celebrar o dia. A Fundação Cultural de Vilhena colaborou com o evento no catálogo dos artesanatos e expondo os trabalhos dos indígenas.

A alimentação foi cedida pela Semec que durante todo o dia foi ofertado cachorro-quente, frutas e refrigerante para todos que estavam presentes.

O índio Valdir Sabanê afirma que o dia foi marcante, pois foi o primeiro em muitos anos que a data foi celebrada na cidade. “Eu estou muito contente porque na verdade, foi um dia marcante para os povos indígenas, a gente fazia muito dentro da aldeia, neste ano mudamos para fazer na cidade e também para que tenham uma visão diferente dos nossos povos”, ressaltou.

Ao término dos jogos foram distribuídos medalhas e troféus para os times campeões e vices. No feminino a equipe campeã foi a Misto Aroeira e vice-campeã foram as meninas da Sowainte. Já no masculino, desta vez os índios da tribo Sowainte levaram a melhor e faturaram a competição e a equipe do Real Aroeira ficou com o vice.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO