Teixeira, Roccio e Gustavo / Foto: Extra de Rondônia

Três autoridades municipais voltadas ao setor de trânsito visitaram a redação do Extra de Rondônia pra fazer um balanço das ações da pasta e divulgar o movimento “Maio Amarelo”, que começa nessa quinta-feira, 2, em Vilhena.

Na redação do site, o secretário adjunto de trânsito (Sentram), Roccio Candido, o assessor executivo e palestrante educacional de trânsito, José Teixeira, e o chefe da Ciretran, Gustavo Ozeika, convidaram à população para a série de atividades que serão promovidas através de palestras educativas, Pit Stop e mesas redondas.

A programação se estenderá até 31 de maio, quando as ações serão enceradas em solenidade, ainda sem local e horário definidos. A campanha, que tem apoio de secretarias, órgãos estaduais e empresas parceiras, tem por finalidade conscientizar a diminuição de números de vítimas em acidentes de trânsito.

AÇÕES DA SEMTRAN

Roccio Candido iniciou explicando que assumiu a secretária meia defasada. Porém, após parceria com a Ciretran, as ações passaram a ter bons resultados no órgão municipal.

“Assim que assumi o comando da Semtran, trocamos mais de 2.000 placas, manutenções completas em todos os semáforos da cidade, assim como palestras educacionais de trânsito nas escolas do município e estado. E toda uma série de documentos expedidos para veículos, como moto-táxi, táxi e transporte escolar”, destacou.

ORÇAMENTO E CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS

Roccio ressaltou que assumiu a pasta com orçamento da antiga gestão, porém conseguiu terminar 2108 realizando várias ações. Mas, em 2019, com a gestão do prefeito Eduardo Japonês (PV), a Semtran está com uma verba de R$ 316 mil para serem aplicadas no setor até o final do ano.  “Além de disso, a Semtran precisa de mais equipes e solicitamos ao prefeito a contratação de agentes municipais de trânsito e engenheiros com especialização em trânsito, que são profissionais que dariam um respaldo para o órgão municipal”, frisou.

Por sua vez, Teixeira disse que quando foi nomeado, sua função era na parte educativa, porém a partir de novembro do ano passado, passou a ter funções na parte administrativa para reforçar a equipe técnica administrativa da Semtran. “É interessante ressaltar que algumas secretárias realizam atividades meio e fim. Porém, a Semtran é uma pasta que faz atividades meio e fim, que é administrativo e mão de obra”, pontuou.

SERVIÇOS DE LICENCIAMENTOS

Teixeira enfatizou a Semtran tem realizado todo um trabalho interno que envolve licenciamentos de vistorias de moto-táxi, taxi, van escolar e até carro de funerária, assim como atividades de sinalização, educativa. “A secretária é um órgão municipal que exerce funções como educação, fiscalização e sinalização”, acrescentou.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO