Chefs consultores realizam curso para os participantes do Sicoob Sabor 2019 / Foto: Divulgação

As preparações pré-festival Sicoob Sabor 2019 estão a todo o vapor. No sábado 27 de abril, os participantes da edição colocaram o toque, o dólmã e o avental para uma aula com os chefs consultores.

O curso de “Técnicas de Preparação Culinária” aconteceu na cozinha do Senac Vilhena, parceiro do festival, onde os participantes acompanharam tudo o que os chefs ensinavam.

O treinamento começou com o chef Manoel Evangelista, que trabalha na área da gastronomia há mais de 20 anos, dentro da sala de aula e seguiu para a cozinha onde os os chefs especialistas em comida regional, Oda Ribeiro e Anderson Pilonetto, e a chef Geane Rodrigues, mestre em panificação e especialista em gastronomia amazônica, que formam a equipe de consultores do Sicoob Sabor 2019.

Segundo Evangelista, o objetivo do treinamento foi apresentar aos cozinheiros a fusão da comida regional com outras culinárias, mostrando técnicas que vão desde o corte dos alimentos até a finalização e montagem dos pratos.

“É importante que saibam que podemos agregar dentro da gastronomia a essência da nossa região, valorizando o nosso produto e a apresentação para trazer algo inovador. Mostrar que temos essa essência e que ela é de muita importância”, definiu o chef.

No total foram oito horas de aprendizado, com a preparação de treze pratos. Dentre eles, o ceviche de banana pacovã com redução de tucupi foi um dos destaques. Outro prato que chamou a atenção dos participantes foi o ravioli de tucumã com recheio de tambaqui ao molho pesto, preparado pela chef Geane Rodrigues.

Chefs mostraram a fusão da comida regional com outras culinárias / Foto: Divulgação
Os participantes aprenderam desde técnicas de corte dos alimentos até a finalização e montagem dos pratos / Foto: Divulgação
O curso teve a duração de oito horas e a produção de 13 pratos / Foto: Divulgação
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO