Coluna escrita por Humberto Lago/Foto: Extra de Rondônia

Você, que é um empresário, investiria US$ 1 bilhão numa startup colombiana, sem garantias reais e apenas baseado em estudos técnicos e projeções de mercado? Pois saiba que a empresa Rappi acabou de receber esse investimento! Sabe qual seu ramo de negócios? Entregas.

A propósito, esse aporte foi feito por um Fundo de Investimento japonês, que reservou US$ 100 bilhões para aplicar nesse tipo de negócio, ao redor do mundo.

De 2012 para 2018, as entregas anuais de encomendas dos Correios (brasileira) diminuíram de 8,9 para 5,7 bilhões de unidades, ou seja, uma redução da ordem de 36%, conforme noticiado pela imprensa. Esta empresa emprega 109.000 servidores federais. Se ela fosse uma empresa privada, provavelmente teria feito uma redução significativa no quadro de pessoal, apenas para se adaptar ao novo patamar de negócios.

Existem duas startups brasileiras (Uber e iFood), as quais juntas empregam 4 milhões de trabalhadores autônomos. Ou seja, elas empregam 35 vezes mais pessoas do que a maior empregadora brasileira (Correios). Ou seja, as novas tecnologias estão criando milhares de novos empregos no nosso país e ao redor do mundo. Você sabia disso?

Na contratação de novos funcionários, os recrutadores costumam valorizar muito o aspecto “experiência”. Agora, no entanto, com o surgimento acelerado de startups, essas modernas e revolucionárias empresas desprezaram por completo esse quesito. Startups são empresas que surgem a partir de uma ideia e onde tudo tem de ser feito a partir do zero. Porque partem de uma ideia nova, consequentemente não podem exigir experiência prévia de seus funcionários em algo que não existe no mercado.

Esse inconveniente acaba tendo um aspecto positivo, porque as liberta dos vícios e limitações que certos empregados trazem consigo de empregos anteriores. Por outro lado elas valorizam sobremaneira atributos tais como “criatividade e inovação”; paixão por descobrir “informações” na internet, que sejam oportunas e de conteúdo. Sim elas amam o “desconhecido” e odeiam o tradicional; elas valorizam o “espírito investigativo” e excluem os apaixonados por rotina e burocracia.

Como dito acima, as transformações dos mercados evoluem numa rapidez incrível. E quanto mais atrasado, estatizado e burocratizado um país for, maiores serão as oportunidades que existirão nele. Nem ditaduras, nem estatização, nem a má gestão pública serão capazes de impedir o avanço dessa revolução tecnológica.

Creio que eu e você devemos refletir por um momento e a seguir fazer uma auto-avaliação da nossa visão, postura e inclusão nesse mundo digital, de alta tecnologia, movido pela inteligência humana e artificial. Se não formos rápidos, sábios e pragmáticos em nossa visão empresarial e decisões profissionais, certamente perdemos o trem da modernidade. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO