Academicos do curso de engenharia ambiental da Unesc Vilhena / Foto: Divulgação

Na última semana de abril, os acadêmicos do 7º período do curso de engenharia ambiental da Unesc/Vilhena realizaram uma visita técnica ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), campus Colorado do Oeste.

Sob supervisão da professora Juliana de Fátima Vizú, a atividade prática teve como objetivo promover a compreensão do funcionamento de um biodigestor do modelo australiano, que realiza o tratamento de efluentes da atividade de suinocultura.

“A atividade também permitiu aos acadêmicos entender os aspectos relacionados à sustentabilidade do empreendimento. Além disso, durante a visita técnica, foram ressaltados alguns pontos como: diluição do efluente para entrada no sistema, quantidade de gás produzido, utilização de biofertilizante para irrigação de pastagem, eficiência de tratamento, monitoramento ambiental e microrganismos eficientes e especializados”, explicou a professora.

Nos últimos anos, o Estado de Rondônia tem se mostrado representativo no setor de produção de suídeos. Segundo os dados do Censo Agropecuário, em 2017, Rondônia contava com 284.953 porcos.

A professora Juliana Vizú destaca ainda os agraves da produção na granja de suínos em relação ao destino inadequado de resíduos sólidos e líquidos produzidos. “A relevância da visita técnica realizada se dá para conhecer os aspectos de funcionamento do biodigestor, além de práticas sustentáveis como a produção de biogás e biofertilizante, mostrando assim a importância do destino adequado de resíduos do empreendimento.”

O biodigestor acopla funções importantes para conservação e manutenção de recursos naturais, como a água. Afinal, se descartado de forma indevida, os resíduos podem causar contaminação e eutrofização dos corpos hídricos. “Portanto, pode-se concluir que para formação do engenheiro ambiental, é de extrema importância conhecer técnicas como estas, para possíveis controles quando atuantes no mercado profissional”, concluiu a professora.

Os alunos conheceram o funcionamento de um biodigestor australiano que realiza o tratamento de efluentes / Foto: Divulgação
Visita técnica proporcionou o conhecimento de aspectos do funcionamento do biodigestor, além de práticas sustentáveis da produção de biogás e biofertilizante / Foto: Divulgação
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO