Coluna escrita por Humberto Lago/Foto: Extra de Rondônia

Legado é aquilo que é passado de uma geração a outra, que se transmite à posteridade. São valores, princípios e sonhos, direta ou indiretamente herdados de nossos pais e habitualmente repassados aos nossos filhos. Certos ou errados, vividos com zelo ou não, eles costumam ser repassados aos descendentes.

O legado recebido de meu pai foi priorizar e valorizar-se o “trabalho” sob o argumento de que ele dá sentido à vida. O legado de minha mãe foi enfatizar o “estudo” e ter uma vida “cristã ativa”. Meu pai era um homem simples e sem muita instrução; minha mãe era uma amorosa e sonhadora professora estadual. Tenho procurado viver segundo esses princípios. Acredito que estão corretos e se complementam; que eles são fundamentais e necessários, neste mundo tão superficial e carente de valores.

Minha esposa e eu nos esforçamos para repassá-los às nossa filhas. Elas fizeram suas escolhas; constituíram famílias; estão encaminhadas na profissão e existência.

Legado são comportamentos, obras e exemplos. Legado são ações e realizações, que levam à vitórias, conquistadas com trabalho e perseverança. Um legado é fruto de muita labuta e experiência.

Viver segundo um legado é fazer uma declaração de fé em certos valores. Você precisa entender o propósito de sua vida, para saber o que você quer, bem como o que pretende conquistar. Ter um legado é definir com clareza o que é indispensável e se afastar do que é fútil.

Criar um legado é deixar uma obra para que as pessoas se lembrem de você e de sua trajetória; é inspirar e estimular outros. Nunca deixe de ter um legado, porque ele transforma e aprimora. Em tempos de turbulências, incertezas e medo, precisamos deixar um exemplo. Nossos acertos devem ser lembrados e nossos erros evitados. Esse é um dever de todo o cidadão; algo urgente e edificante (pela ideia e conteúdo).

Um legado é um conjunto de ideias; é uma oportunidade aproveitada de transformar sonhos em conquistas. Valorize o que você fez e deixou, bem como as pessoas que estiveram ao seu lado, tornando-o realidade.

Homens de valor entendem que deixar um legado é plantar uma semente. Melhor do que deixar dinheiro e bens materiais, é deixar um legado. Ao final de nossa existência a comunidade deve concluir: essa pessoa fez a diferença, porque construiu algo.

Disse o poeta: “Quem passou pela vida em branca nuvem, e em plácido repouso adormeceu; quem não sentiu o frio da desgraça, quem passou pela vida e não sofreu, foi espectro de homem não foi homem, só passou pela vida e não viveu.” Francisco Otaviano.

A nação brasileira precisa de homens e não de fantasmas. Homens com fibra, competência e honra; homens que sejam referência; homens que tenham uma história. Importa fazer isso hoje para que nossos filhos e netos vivam num país melhor.

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO