Escola Prof. Aparecida da Silva / Foto: Extra de Rondônia

Um grupo de pais entrou em contato com a redação do Extra de Rondônia para denunciar que a quadra da escola municipal Prof. Aparecida da Silva, de Vilhena, está infestada de pombos e maritacas.

A presença das aves tem alertado a comunidade educacional devido ao perigo na transmissão de doenças.

Especialistas alertam que o contato com fezes de pombos é a principal forma ou modo de risco de contrair a histoplasmose, criptococose e também a psitacose ou ornitose.

Conforme a denúncia, pais solicitaram à direção da instituição a retirada dos animais, a qual foi atendida. Um gavião foi providenciando para matar e espantar as aves. Porém, ainda há uma grande aglomeração destes animais no local.

DIRETORA ESCLARECE

Ouvida pelo Extra de Rondônia, Jacielle Aparecida Cardoso, diretora da escola, disse que por questões de leis ambientais, os animais não podem ser mortos, e nem jogar veneno no local.

“A escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), providenciou um gavião, que é um predador de pombos e maritacas para matar e espantar essas aves. Contudo, esse procedimento é gradativo, o que leva, em média, um mês para extinguir esses animais do local”, complementou.

Ainda, ela disse que foi instalada uma rede de proteção embaixo de todo o telhado para evitar que o material usado pelas aves, para fazerem seus ninhos, tenha contato com as pessoas.

Rede de proteção foi instalada embaixo de todo o telhado / Foto: Extra de Rondônia
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO