Projeto foi enviado pelo prefeito / Foto: Divulgação

Após fracassar no seu intento de aumentar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) graças à intervenção do Ministério Público (leia AQUI e AQUI), o prefeito Eduardo Japonês (PV) analisou outra forma de garantir recursos financeiros com facilidade para sua programação de ações em Vilhena.

Através do projeto de lei 5.664/2019, enviado em 14 de junho ao Poder Legislativo para ser analisado em regime de urgência, o mandatário requer a autorização dos vereadores para gerar dívida ao Município e fazer um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal (CEF) no limite de até R$ 50 milhões.

Em sua justificativa, Japonês alegou que o recurso será utilizado para fins de promoção de obras de infraestrutura como drenagem, pavimentação asfáltica, sinalização de vias, passeios públicos, meio-fio e sarjeta, em bairro de Vilhena, realizando de forma indireta a aquisição de equipamentos para as secretarias de Obras e de Agricultura, para garantir a devida prestação de serviços.

Na mensagem enviada aos parlamentares, Japonês ressaltou que a garantia do Tesouro Municipal é obrigatoriedade em razão da natureza dessa operação de crédito que tem como escopo garantir o equilíbrio fiscal e a execução de políticas públicas.

O projeto deve ser lido e votado na sessão extraordinária da Câmara de Vilhena que será realizada na noite de hoje.

AUMENTO DO IPTU FRACASSA

No seu intento de aumentar o IPTU dos contribuintes, Japonês fez uma série de justificativas através de sua assessoria de imprensa. Entre elas, garantiu que a medida era amarga, mas “uma vitória para Vilhena”.

Na ocasião, disse que “enfrentar os problemas de frente para que os resultados venham é meu compromisso”, discurso este que contraria a facilidade com que disporá de R$ 50 milhões caso o empréstimo seja aprovado pelos edis.

Também, explicou que o aumento seria para gerar obras visíveis na cidade, tanto de asfalto, como na saúde e iluminação (leia mais AQUI).

O aumento, que foi aprovado pela maioria dos vereadores e motivou Uma avalanche de críticas ao Legislativo (leia AQUI), não se consolidou devido à intervenção do MP.

CAMPANHA ELEITORAL

A intenção de requerer o empréstimo milionário, também contraria o discurso do então candidato a prefeito de Vilhena, que durante o pleito eleitoral dizia que “Dinheiro tem, o que falta é gestão”.

Prefeito pediu aos vereadores aprovação em regime de urgência / Foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO