Foto: Ilustrativa

Pesquisas do Cepea apontam que a temporada brasileira de café 2018/19 foi finalizada com preços inferiores aos observados na 2017/18.

Na safra (de julho/18 a junho/19), o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo seis teve média de R$ 422,62/saca de 60 kg, queda de 14,9% frente à da temporada anterior, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IGP-DI de maio/19).

Quanto ao Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo seis, a média dos preços em 2018/19 foi de R$ 317,28/saca, 20,1% inferior à de 2017/18. A acentuada queda das cotações do arábica e do robusta esteve atrelada, principalmente, aos recuos nos valores externos de ambas as variedades ao longo de 2018/19.

O movimento de baixa nos preços internacionais, por sua vez, foi influenciado pela elevação da oferta global do grão, tendo em vista a safra recorde no Brasil e a boa produção no Vietnã e na Colômbia, segundo e terceiro maiores produtores mundiais, respectivamente.

Para o robusta, a queda acentuada das cotações vêm ocorrendo desde 2017/18, devido à recuperação da produção nacional, após o período de seca e safras volumosas no Vietnã, maior produtor da variedade.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO