Ronen Alves Gomes / Foto: Divulgação

O vereador de Buritis, Ronen Alves Gomes (PSC), de 44 anos, conhecido como “Rony do Hospital”, que foi preso sob acusação de corrução passiva em abril, durante a operação “Pedágio”, da Polícia Civil, teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores, após  sessão extraordinária na última terça-feira 16.

Dos 11 vereadores, 10 compareceram à sessão extraordinária. Foram 7 votos favoráveis à cassação e três votos contrários.

De acordo com a Polícia Civil, o parlamentar indicava pessoas na prefeitura, através da influência que possuía, para que elas fossem empregadas em cargos comissionados. Mas depois de serem efetivados, exigia uma parte dos salários dos servidores.

Em interrogatório, Rony do Hospital chegou a alegar que havia indicado apenas três pessoas para cargos na prefeitura, mas que todas tinham capacidade técnica para atuar na área.

Dois mandados judiciais foram cumpridos durante a operação, resultando na prisão do vereador Rony, que foi encaminhado ao presídio da cidade. Após pagar a fiança, ele foi liberado pela Justiça para responder o processo em liberdade.

Um dia após a operação, a Câmara confirmou por meio de nota que abriria uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a conduta do vereador no caso.

OUTRO LADO

O advogado do vereador cassado, Sidney Gonçalves Correia, informou que recorrerá da decisão na esfera legislativa municipal e que posteriormente estudará uma forma para recorrer da cassação na Justiça.

“Enquanto defesa, nós vamos recorrer pra Comissão de Justiça e Redação da própria Câmara, sob o fundamento da inconstitucionalidade do julgamento, da forma com que ele ocorreu. Após esse recurso, nós vamos estudar um recurso para apresentar na esfera judicial também”, relatou o advogado.

OPERAÇÃO

A Polícia Civil de Buritis, com o auxílio da Polícia Civil de Monte Negro, deflagou no dia 2 de abril, a Operação Pedágio, para coibir crimes contra a administração pública do município.

Dois mandados judiciais foram cumpridos, sendo um mandado de prisão contra o vereador Ronen Alves Gomes e um mandado de busca e apreensão na residência do parlamentar.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO