Prefeitura de Jí-Paraná/Foto: Reprodução

As eleições municipais em Ji-Paraná está fazendo ferver os bastidores da política da cidade. Isto porque há muitos nomes cotados para concorrer, agregando personagens tradicionais do meio, outros que estão iniciando carreira na política e alguns que nunca exerceram mandato.

A rigor existem hoje cerca de 15 pré-candidatos articulando alianças e buscando espaço no cenário.

A lista começa com o veterano José Bianco (DEM), que entre muitos cargos que já exerceu está a própria chefia do Executivo local. É liderança tradicional que não pode ser menosprezada, apesar de estar afastado da vida pública há algum tempo. No entanto, o partido apresenta alternativa de renovação, com o atual presidente da Câmara Municipal, Affonso Cândido (DEM), que tem apoio direto do senador e presidente do partido no Estado, Marcos Rogério.

O PDT tem duas alternativas neste momento: pode apostar na permanência do atual prefeito Marcito Pinto ou optar pelo ex-deputado Airton Gurgacz. Ambos são políticos de projeção, e qualquer um deles que seja o escolhido pode ser considerado entre os favoritos.

Também está no páreo a esposa do ex-prefeito Jesualdo Pires, Lilian Pires, filiada ao PSB. Conta com o prestígio do esposo e pode se sair bem em eventual participação na disputa. O mesmo grupo tem como alternativa Ari Saraiva, que somou quase 8 mil votos a deputado estadual em 2018 e foi secretário na administração de Jesualdo.

O ex-vereador Isaú Fonseca, atualmente sem partido, é outro que pretende concorrer a prefeito em Ji-Paraná. Ele teve problemas com a Justiça Eleitoral há algum tempo, chegou a ser cassado, mas segundo informações estará apto a concorrer no próximo ano.

O PP apresenta três nomes nesta fase de pré-campanha: o radialista Licomédio Pereira, polêmico, mas de enorme popularidade. O outro nome é o Carlos Magno, ex-deputado federal, que já passou pela Ale e Prefeitura de Ouro Preto do Oeste. É importante destacar que Magno foi um dos secretários mais atuantes do ex-prefeito Jesualdo Pires e agora, tem domicílio eleitoral em Ji-Paraná. Já o médico João Durval tem manifestado seu desejo de disputar a prefeitura, mais uma vez, pois há muito tempo acalenta o sonho de administrar Ji-Paraná.

O PSDB pode entrar forte na sucessão, caso o atual presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes, resolva enfrentar a disputa. Sem dúvida ele entraria com força na peleja, e certamente figuraria entre os favoritos. A própria ALE tem outra alternativa: o deputado Jhony Paixão (PRB), que vem se destacando entre os novos políticos do Estado.

Finalizando a lista um veterano e um novato e extremos opostos da política: o PT, mesmo combalido com os acontecimentos dos últimos anos e a perda de espaço no panorama estadual pode lançar o ex-deputado Anselmo de Jesus; enquanto o PSL do presidente Jair Bolsonaro tem como opção o médico Silmar Régis, que concorreu a deputado federal no ano passado.

Até o momento 14 pré-candidatos estão dispostos a disputar o Palácio Urupá em Jí-Parana/Fotos: Reprodução
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO